1 de fevereiro de 2010

CHEVROLET CORVETTE MAKO SHARK - 1961 - U.S.A.

As linhas básicas do "concept-car" Corvette Mako Shark de 1961 foram inspiradas por um tubarão Mako, apanhado na costa da Forida por William L. Mitchell.
Mitchell era na altura Vice-Presidente do gabinete de estilística da General Motors, hoje conhecido como "General Motors Design Center".
O "concept-car" Mako Shark foi acabado com uma pintura, constante de um arranjo de cores, baseada num azul iridiscente na parte superior que combinava com um branco na parte lateral do corpo, tal como as cores naturais do tubarão apanhado por Bill Mitchell.
O presente modelo, produzido em 1961, está equipado com um motor V/8, de 6994 c.c. com 425 cv. de potência.
Este motor tem o bloco totalmente em alumínio , cabeças múltiplas de admissão, e um carburador de 4 corpos, o que lhe confere a potência já referida.
Presentemente o Mako Shark faz parte do "Vintage Concept Car Collection", dirigido pelo "General Motors Sesign Centar"

AUDI R8 LE MANS - 1999 - ALEMANHA

O novo modelo AUDI R8, é um automóvel de competição puro. Em toda a sua construção foi empregada toda a tecnologia de ponta da indústria dos automóveis de corrida, desde a estrutura do chassis em fibra de carbono, até ao motor V/8, com 3596 c.c. a debitar 610 cv.
Wolfgang Ulrich, Director da Audi Sport, comentou sobre o R8 "... o Audi R8 é totalmente novo. Concentramos os nossos esforços na aerodinâmica e especialmente na redução da área frontal. Mesmo assim reduzimos o peso para que os engenheiros possam efectuar revisões detalhadas e concentrar o peso em distintos lugares para se ajustar às características dos diferentes circuitos de corrida. Modificou-se igualmente a carroçaria e a estrutura, proporcionando assim maior protecção ao piloto, devido a uma cabina mais alta... ".
A Audi, participou em 1999 na lendária corrida das 24 Horas de Le Mans. No ano de estreia em Le Mans obteve os 3º e 4º lugares, mas em 2000 obteve retumbante vitória, com o 1º, 2º, e 3º lugares.

TRIUMPH TR4 - 1961 - REINO UNIDO


A 4ª. geração do 195 Triumph "TR" foi lançada em 1953 e pertence aos típicos desportivos britânicos de 2 lugares. Em Setembro de 1961, no Salão de Francfort, foi apresentado o "TR 4". Criado pelo desenhador italiano Giovanni Michelotti, com uma linha marcada pelas superfícies lisas, apresentava uma dianteira original graças aos faróis redondos, acompanhados pela linha do capot onde sobressaía uma característica bossa destinada a assegurar o espaço necessário para o carburador.

Este modelo foi disponibilizado em duas versões, uma de capota flexível e outra de capota rígida. O interior do "TR 4" definia-se pela abundância do equipamento disponível, assim como pelo painel de bordo forrado e a regulação de luminosidade dos instrumentos. Este modelo, foi o primeiro de série com uma caixa de 4 velocidades sincronizadas. Dispunha de um motor de 4 cilindros em linha com 2138 c.c. e 100 CV..
A combinação entre a mecânica robusta e fiável e uma carroçaria inovadora e moderna, foi rapidamente um verdadeiro sucesso para a Triumph. Em Janeiro de 1965, tinham sido já produzidas 40.253 unidades.
Entre os acessórios da época, o comprador podia encomendar um magnífico hard-top e/ou rodas raiadas. Para os Estados Unidos da América, foi exportada a versão TR 250, com um motor de 6 cilindros. Nos finais de 1965, foi substituído pelo TR 4A.

RENAULT CARAVELLE - 1964 - FRANÇA


Em Março de 1962, o Floride "S" sucede ao Floride Cabriolet, enquanto que o "Caravelle" suplanta os dois. Numerosas modificações acompanham este novo nome de baptismo: mais tomadas de ar nos lados, um "docel" mais elevado sobre a traseira melhorando a habitabilidade (no cabriolet), um vidro traseiro aumentado (no coupé), uma bateria de 12 volts em vez dos anteriores 6 volts, quatro travões de disco (em vez de tambores atrás) e, sobretudo um novo motor mais potente.
O Caravelle apareceu nos finais de 1963, fazendo desaparecer definitivamente a designação Floride, que ficou para o cabriolet. Esta nova versão, dispunha de um motor de 4 cilindros com 1108 c.c. a debitar 47 cv. a que se ligava uma nova caixa de quatro velocidades sincronizadas.
Apesar de todas estas actualizações regulares, a família Floride/Caravelle não conseguiu sair da sua imagem muito modesta e, a partir dos anos 60, a sua linha parece já muito antiquada.
Em 1966, apenas pouco mais de 3.000 unidades saíram da linha de fabrico e a produção pára, sem ruído, em Julho de 1968.

WARTBURG 311 COUPÉ - 1959 - ALEMANHA

O modelo "311 Coupé 2+2", tem as mesmas características do cabriolet, possuindo um interior bastante agradável. A sua carroçaria foi desenvolvida em absoluto segredo devido às imposições das autoridades comunistas, e a aceitação do projecto só foi oficialmente confirmada pela comitiva da Feira de Leipzig.
O radiador destes motores de 3 cilindros, ficava colocado por trás do motor, e não à frente.

WARTBURG 311 Cabriolet - 1959 - ALEMANHA

A tradição de qualidade da fábrica de automóveis de Eisenach, situada em Wartburg, especializada em viaturas de acabamentos de qualidade e classe superior, conheceu uma abrupta paragem em 1952, quando esta empresa se tornou propriedade do estado, a República Democrática da Alemanha (RDA).
Foi então que a "Administração da Indústria" ordenou a produção de uma viatura económica - o F 9- em cujo projecto a firma não teve qualquer participação. Para manifestar a sua independência, a firma, rebaptizada AWE (Automobil Werk Eisenach) apresentou na Feira de LEipzig de 1956, uma gama completa de modelos cujo desenvolvimento lhe foi interdito pelas autoridades comunistas.
O Wartburg 311 tinha uma carroçaria atraente . Estava equipado com o motor de 0,9 litros do efémero F 9, mas com melhoramentos introduzidos pela fábrica, permitiam-lhe desenvolver 38 CV.
Poucas viaturas europeias ofereciam uma tal possibilidade de escolha de carroçarias, pois não sendo um "monocoque", o chassis permitia uma rápida mudança de carroçaria.
A versão cabriolet, cuidadosamente acabada estava virada para a exportação, e tinha a particularidade de chamar as atenções. Todas as versões "311" foram continuamente melhoradas. Em 1958, a viatura foi equipada com caixa de velocidades sincronizada, os limpa-parabrisas passaram a funcionar em paralelo, e uma nova grelha passou a decorar a frente do "311", que manteve o motor de 3 cilindros, 900 c.c. de cilindrada e 38 cv. de potência.