30 de julho de 2011

MERCEDES BENZ - C 111 - 1969 - ALEMANHA




Tal como a Mazda, a Citroen ou a Chevrolet, também a Mercedes Benz se interessou pelo motor rotativo, pelo que não hesitou em lançar um programa de desenvolvimento em torno desta particularíssima tecnologia.
A pesquisa desenrolou-se em magníficos protótipos do C-111, autênticos laboratórios rolantes.
Não era usual na Mercedes Benz a montagem de "concept cars". No entanto, nos finais dos anos 60, a firma de Stuttgart decidiu divulgar o avanço dos seus trabalhos na tecnologia, então em voga, do motor rotativo, pelo que obteve a licença do motor criado por Felix Wankel.
A sua intenção era utilizar este motor revolucionário numa máquina superlativa: uma berlineta de motor central que pudesse ser a transposição moderna do 300 SL. Para participar nesta criação, foram chamados os veteranos da velha guarda: Karl Wilfert para o estilismo e Rudol Uhlenhaut para a técnica.
E o protótipo foi apresentado nos Salões de Frankfut e de Paris no ano de 1969. Era uma berlineta compacta, de estilo brutal, condensado, ditado pela técnica, cuja estrutura se apoiava numa plataforma em chapa de ferro cinzelada e soldada.
Num olhar de relance ao passado, as portas eram do tipo "papillon".
Os primeiros protótipos, dispunham de um motor "Walkel" de três rotors (camaras) e desnvolviam 280 cv. às 7.000 rpm..
Depois, a Mercedes Benz continuou as suas pesquisas com motores de quatro rotors, que reivindicavam os 350 cv., também às 7.000 rpm.. Pensava a Mercedes Benz comercializar uma pequena série de C-111, mas o primeiro choque petrolífero impôs outras prioridades, pelo que o programa teve de prosseguir com motores "diesel".
O C-111 bateu imensos recordes de velocidade em Nardo, em Julho de 1976, e mais tarde, em 1978, a Mercedes Benz ainda produziu um novo protótipo, o C-111-III, refundindo as sua performances até ao limite, tendo depois abandonado o projecto do motor rotativo


AUDI - ROSEMEYER - 2000 - ALEMANHA

Este "monstro" da Audi apresentado em 2000, foi baptizado com o nome de RESEMEYER , em homenagem a um antigo piloto desportivo alemão. (a)
Desenhado por PETER SCHREYER, inspirou-se nos Auto-Union dos anos 30, em particular no modelo "C", com o qual Hans Stuck atingiu os 333 Km/h., numa auto-estrada italiana, no ano de 1935.
Este carro, preparado pela Audi Sport, foi equipado com um motor de 16 cilindros (W16), de 64 válvulas com 8004 c.c. desenvolvendo 630 cv., montado central e longitudinalmente.
Está dotado de uma transmissão integral "Quattro" e atinge facilmente os 350 Km/h., demorando menos de 4,5 segundos para ir dos zero aos 100 Km/h.
A Audi, não revelou o número de unidades produzidas,

a)Rosemeyer, foi considerado o melhor piloto de corridas da Alemanha, no seu tempo. Morreu com a idade de 28 anos, ao tentar bater mais um recorde de velocidade, em 28 de Janeiro de 1938, quando o seu Auto-Union Streamliner rolava a cerca de 440Km/h., na auto-estrada de Frankfurt-Darmstad.

AUDI AVUS QUATTRO - 1993 - ALEMANHA

O Audi Avus Quattro é um estudo de tecnologia de carros desportivos para futuras gerações e novos carros. O seu estilo reflecte desporto e funcionalidade. As suas curvas arredondadas seguem os contornos das grandes rodas. O material da carroçaria deste carro desportivo futurista é em alumínio, trabalhado manualmente, e polido. O alumínio é mais brilhante do que o aço e completamente reciclável. Outra característica do novo conforto de condução é a tecnologia "Quattro" em conjugação com rodas com rodas de 20 polegadas. As portas, de acção silenciosa, deslizam para cima. No coração do Avus está o motor de 12 cilindros em "W", com 5998 cc. e 510 cv.
O Audi Avus Quattro é um carro desportivo onde muitas características têm um grande futuro.
Foi em 1993 que a Audi iniciou o projecto de um motor com três bancos de 4 cilindros cada. Porém, em 1994, depois de um profundo estudo de mercado, suspendeu este projecto dado não ter encontrado procura suficiente para lhe dar continuidade, pelo que o projecto ficou apenas pelas duas unidades experimentais construídas.

ASTON MARTIN - VANQUISH V/12 - 2002 - REINO UNIDO



Apresentado em 2001, o Vanquish foi adoptado para celebrar o 40º. aniversário do Agente de Sua Majestade, o já muito célebre James Bond, ou 007, no filme "Die Another Day".
Assim, o presente modelo reproduz o carro apresentado no filme, incluindo os respectivos "truques", como o banco ejectável , as armas sobre o capot e por trás da matrícula da frente.
Este modelo V/12 com 48 válvulas, também designado por Q Branch, depois de colocado no mercado tornou-se mais conhecido por Vanquish, cuja tradução para português significa : vencer, subjugar, conquistar.
Está equipado com um motor de 12 cilindros em "V" com 5935 c.c. e 450 cv. de potência.

ASTON MARTIN - DBR1 - 1959 - REINO UNIDO

O Aston Martin DBR1, foi criado para vencer e fazer frente à Ferrari. De 1956 a 1959, apenas foram construídas cinco unidades, cujos chassis foram numerados de 1 a 5.
Em 1959, a dupla Carrol Shelby e Roy Salvadori, venceu as 24 Horas de Le Mans, ao volante do DBR1 com o chassis nº.5 e com o número de competição "5", tendo outro DBR1 ocupado o 2º. lugar.
Estavam equipados com um motor de 6 cilindros com 2992 c.c., a debitar 254 cv.