10 de janeiro de 2014

BENZ - Motorwagen - 1886 - Alemanha


O Benz Patent-Motorwagen, construído em 1886, é amplamente reconhecido como o primeiro automóvel, ou seja, um veículo "projectado" para ser movido a motor.
O veículo recebeu a patente alemã nº.-37435, requerida por Karl Benz em Janeiro de 1886. Seguindo procedimentos oficiais, a data do requerimento torna-se a data da patente que ocorreu em Novembro do mesmo ano.
Embora a mulher de Karl Benz, Bertha Benz, tenha financiado o processo de desenvolvimento, e pudesse obter direitos de patente de acordo com a legislação, como mulher casada ela não tinha direito a requerer patente.
Benz apresentou a sua invenção oficialmente ao público em 3 de Julho de 1886 na Ringstrasse, em Mannheim, Alemanha.
O primeiro Motorwagen usou um motor de quatro tempos com um cilindro de 954 c.c. Este novo motor fornecia 2/3 de cv. (1/2 kw) a 250 r.p,m. na Patent-Motorwagen, e testes posteriores da Universidade de Mannheim mostraram que ele era capaz de fornecer 0,9 hp. (0,7 kw) a 400 r.p.m. Foi um motor extremamente leve para a época, com aproximadamente 100 kg. Embora o seu cárter aberto e o sistema de lubrificação por gotejamento pareça estranho para um mecânico da actualidade, a utilização de uma válvula operada por comando de válvulas no cabeçote seria familiar. Um grande volante horizontal estabilizava a potência de saída do motor mono-cilíndrico. Um carburador evaporativo era controlado por uma válvula  de camisa para regulação da potencia e velocidade do motor. O primeiro modelo do Motorwagen não foi construído com carburador, mas com uma bacia de fibras embebidas no combustível, que alimentava o cilindro de combustível por evaporação.

DAIMLER Motorkutsche - 1886 - Alemanha

Gottlieb Daimler desenvolveu o primeiro motor de combustão interna a gasolina. A instalação do motor numa carruagem, foi o passo seguinte, no verão de 1886. Ainda refrigerado a ar, mas agora com uma potência de 1,1 cv. o motor foi localizado no centro, em frente do banco traseiro, para produzir o primeiro carro de quatro rodas, do mundo movido a gasolina. Em 1887 o motor passou a ser refrigerado a água, mas ainda faltava um radiador eficiente.
A nova característica crucial deste veículo era a sua transmissão. Dependendo da relação escolhida, a correia do motor dirigia discos de tamanhos diferentes para um veio secundário. A alimentação  foi transferida para engrenagens das rodas traseiras por carretos em ambos os lados. Em vez de um diferencial, foi montado em cada lado do veio secundário uma embraiagem de deslizamento.
O motor de combustão interna, a gasolina, dispunha de duas "transmissões" que funcionavam como uma caixa de velocidades, era mono-cilíndrico, com 462 c.c. de cilindrada e 1,1 cv. de potência.
As rodas eram de carruagem de cavalos, com aros de borracha e atingia uma velocidade da ordem dos 18 Km/hora.