11 de agosto de 2011

FORD - TAUNUS 12 M - 1960 - ALEMANHA

STREIFEN TAUNUS - Em 1952 a Ford Alemã apresentou o novo Taunus, designado "G 13". Nos anos seguintes, este sucessor do "Taunus Corcunda", com a nova carroçaria auto-portante do tipo "ponton", foi progressivamente desenvolvido. Quando nos finais dos anos 50 o número de vendas baixou notavelmente, a Ford decidiu fazer uma modificação, a mais aprofundada na história desta série de modelos. Em 1960, o carro com motor de 1,2 litros recebeu melhoramentos técnicos, uma melhor suspensão e diferenciava-se claramente dos modelos anteriores, devido a uma nova frente.
Este novo Taunus denominado 12 M , com um capot mais apelativo, apresenta uma longa grelha cromada com os farolins e piscas incorporados. O tecto era mais plano e no interior três manómetros dominavam o tablier. Nos lados, as bandas cromadas bem delineadas justificavam o deu nome. Foi necessário usar o motor de 4 cilindros, com 1172 cc. e 38 cv. (tecnicamente antiquado) se bem que a taxa de compressão tivesse sido aumentada. A velocidade ficava contudo, cerca dos 110 Km/h.
Pequeno "cruzador" de rua, o "Taunus das faixas" ou o "Taunus barrigudo", foram os nomes populares atribuídos ao notável 12 M. A Ford vinha de uma época em que a posse de um carro era reservada a uma clientela escolhida e ao gosto do cliente. O carro foi aprovado, a técnica fiável e os custos de manutenção bem controlados. O "Taunus das Faixas" foi produzido até Agosto de 1962.

Sem comentários: