10 de agosto de 2011

PONTIAC - GTO - 1964 - U.S.A.

Capitalizando no jovem mercado emergente e na guerra de fúria de performances da indústria automóvel, John Z. DeLorean previu a criação do primeiro "muscle car" dos anos 60 a ser comercializado para as massas: o Pontiac GTO de 1964. Lançado em 1 de Outubro de 1963, este carro tinha a "pompa e a potência" que os consumidores exigiam. Com um motor V/8 de 6362 cc. com 325 cv. encaixado numa carroçaria leve e média, a Pontiac estava a apontar os carros musculados americanos para um caminho importante.
DeLorian "pediu emprestada" ao Ferrari 250 GTO de 1962, de Enzo, a sigla "GTO" que em italiano significa Gran Turismo Omologato. Para os carros europeus isto simplesmente significava que estavam aprovados para as corridas de Grande Turismo. Muitos criticaram DeLorean por esta manobra de jogo-nome que resultou de imediato positivamente junto dos consumidores. Mudando de 0 para 60 directamente da sala de exibição do negociante (enquanto não perdia nada no estilo ou conforto) este "gentleman hot-rod" foi um enorme sucesso no primeiro ano. Se a Ford não tivesse lançado o Mustang no mesmo ano, sem sombra de dúvida que o GTO teria sido o grande sucesso da história de Detroit em 1964. O GTO estreou-se com um pacote de opções para Le Mans. As brochuras da Pontiac chamavam ao GTO "um dispositivo para encurtar tempo e distancias". David E. Davis disse que o novo GTO "faz o que muitos outros só falam -realmente combina força e performances arrasadora com equilíbrio e estabilidade de natureza superior". De todos os carros que John DeLorean ajudou a nascer, o GTO é provavelmente o mais celebrado.
Este carro é um testemunho do génio de marketing de DeLorean. Na verdade, este sofisticado carro "tiger-of-a" tinha tudo o que esta geração de compradores de carros queria.

Sem comentários: