4 de novembro de 2013

MASERATI - 3500 GT Vignale - 1959 - Itália

No Salão de Genebra de 1957, Maserati apresentou o protótipo 3500 GT, derivado do "A6G". O seu motor de 6 cilindros, de 3485 cc. com 220 cv. e dupla árvore de cames, foi estudado por Giulio Alfieri. Para as suspensões, Maserati conservou as soluções ancestrais: molas semi-elipticas e eixo rígido atrás e rodas independentes com molas helicoidais à frente. O chassis, tubular, foi carroçado pele Touring num estilo de uma simplicidade rectilínea.
O construtor de carroçarias Vignale foi o responsável pela versão descapotável - Spyder - um cabriolet muito elegante lançado em 1959. O autor deste belo design foi Giovanni Michelotti, um dos estilistas mais prolífico da sua geração.
Estreito colaborador da Vignale, Michelotti assinou também inumeráveis desenhos para marcas de grande difusão, como a Triumph, nomeadamente o Spitfire, o Herald e oTR 4, a Daf, a BMW, a Hino e muitas outras.
Com apenas 242 unidades produzidas, o "Spyder" é consequentemente muito mais raro do qur o "Coupé", pelo que é o mais procurado pelos actuais coleccionadores.

Sem comentários: