12 de janeiro de 2008

B M W - R 75 (com carro lateral) de 1942 - Alemanha


A BMW, fábrica alemã de aviões e de veículos de turismo -motos e automóveis- durante o período da 2ª.Grande Guerra Mundial foi mobilizada para o esforço de guerra como todas as outras fábricas, tendo produzido, sobretudo motos para as divisões motorizadas do exército nazi.
O presente modelo é um exemplo disso. As motos simples, eram usadas por estafetas e escoltas, enquanto as motos com carro lateral acoplado estavam destinas às frentes de guerra.
Estavam equipadas com uma metralhadora ligeira montada no carro. O carro dispunha ainda de uma bagageira, sobre a tampa da qual era colocada uma roda sobressalente, além de duas grandes malas de couro colocadas dos lados da roda traseira da mota e transportava 3 soldados.
O motor era de 2 cilindros opostos, de 745 C.C. com 18 Cv. A transmissão era feita à roda de trás por um sistema de veio, dispunha de uma caixa de 4 velocidades cuja alavanca estava colocada no lado direito do depósito de combustível.
Sem carro, as motas atingiam a velocidade de 110 km/h, que era reduzida para os 80 km/h. quando equipadas com carro lateral.

Deste modelo foi também produzido um modelo para entidades oficiais.


Sem comentários: