Aqueles que o cognominaram afectuosamente de "avô de todos os carros de sonho" não poderia ficar reduzido a "um mero modelo de sonho e muito menos a um delírio gratuíto desprovido de futuro". Bem pelo contrário, o Y JOB tornou-se um estudo realista para o futuro. Reinvindicando o estatuto de verdadeiro protótipo, representa uma etapa decisiva na história do "design" americano.
Com a sua apresentação em 1938, a General Motors esperava testar as reacções do público às inovações que os desenhadores propuseram. Tinham decidido apresentar um automóvel que sintetizasse os projectos então em "carteira".
Se Harley Earl, o patrão da "Art and Color Section" do gigante americano foi certamente o inspirador, a responsabilidade do projecto coube ao estilista Geroge Snyder.
A carroçaria foi construída num chassis Buick modificado pelo Engº Chefe da marca, Charles Chayene. Esta autêntica escultura, aliava o seu design moderno a novas tecnologias até então desconhecidas, como a capota e vidros eléctricos além de muitas outras novidades para a época. O seu motor era um 8 cilindros em linha de 5 245 C.C., não tendo sido indicada a potência.
Com a sua apresentação em 1938, a General Motors esperava testar as reacções do público às inovações que os desenhadores propuseram. Tinham decidido apresentar um automóvel que sintetizasse os projectos então em "carteira".
Se Harley Earl, o patrão da "Art and Color Section" do gigante americano foi certamente o inspirador, a responsabilidade do projecto coube ao estilista Geroge Snyder.
A carroçaria foi construída num chassis Buick modificado pelo Engº Chefe da marca, Charles Chayene. Esta autêntica escultura, aliava o seu design moderno a novas tecnologias até então desconhecidas, como a capota e vidros eléctricos além de muitas outras novidades para a época. O seu motor era um 8 cilindros em linha de 5 245 C.C., não tendo sido indicada a potência.
Sem comentários:
Enviar um comentário