A nova série "180", designada por "Type W 120" pela fábrica, foi apresentada em Setembro de 1953. O notável sucesso reencontrado por esta primeira novidade construída pela Mercedes Benz no pós-guerra, assenta principalmente em três pontos.
Em 1º. lugar esta nova viatura tinha uma carroçaria "autoportante", uma novidade absoluta na história da firma.
Além disso, o "180" tinha uma carroçaria moderna do tipo "Ponton", caracterizada pelas suas linhas arredondadas. Os únicos moldes ainda visíveis são as implantações dos guarda-lamas da frente, já que os estribos e os faróis separados desapareceram, sendo conservada apenas a grelha clássica da Mercedes. As formas arredondadas do Ponton reduzem a resistência aerodinâmica e os ruídos provocados pelo ar. O espaço interior aumentou consideravelmente, assim como a visibilidade. Além do conceito muito moderno para a época, o terceiro ponto refere-se às performances em estrada do" 180", que são de longe superiores às do modelo anterior, o ultrapassado "170".
O momento para o seu lançamento foi bem esc"170", mas a qualidade de fabrico e montagem bem pensados, faziam-nos esquecer.
A utilização do motor "M 136" de 4 cilindros com 1 767 c.c. que só desenvolvia 52 CV., provocou muitas críticas, mas não arrefeceu o sucesso do "180".
O Ponton foi um marco na história da Mercedes Benz, graças também ao "280" diesel aparecido em 1954. O "Type W 120 "tornou-se, por um lado, num símbolo de rentabilidade, e por outro lado, marcou a passagem da construção práticamente artesanal para a produção em grande série, pela aplicação do princípio de montagem por elementos.
Mais de 440.000 exemplares do "Type W 120" foram construídos durante os nove anos em que foi produzido.
Em 1º. lugar esta nova viatura tinha uma carroçaria "autoportante", uma novidade absoluta na história da firma.
Além disso, o "180" tinha uma carroçaria moderna do tipo "Ponton", caracterizada pelas suas linhas arredondadas. Os únicos moldes ainda visíveis são as implantações dos guarda-lamas da frente, já que os estribos e os faróis separados desapareceram, sendo conservada apenas a grelha clássica da Mercedes. As formas arredondadas do Ponton reduzem a resistência aerodinâmica e os ruídos provocados pelo ar. O espaço interior aumentou consideravelmente, assim como a visibilidade. Além do conceito muito moderno para a época, o terceiro ponto refere-se às performances em estrada do" 180", que são de longe superiores às do modelo anterior, o ultrapassado "170".
O momento para o seu lançamento foi bem esc"170", mas a qualidade de fabrico e montagem bem pensados, faziam-nos esquecer.
A utilização do motor "M 136" de 4 cilindros com 1 767 c.c. que só desenvolvia 52 CV., provocou muitas críticas, mas não arrefeceu o sucesso do "180".
O Ponton foi um marco na história da Mercedes Benz, graças também ao "280" diesel aparecido em 1954. O "Type W 120 "tornou-se, por um lado, num símbolo de rentabilidade, e por outro lado, marcou a passagem da construção práticamente artesanal para a produção em grande série, pela aplicação do princípio de montagem por elementos.
Mais de 440.000 exemplares do "Type W 120" foram construídos durante os nove anos em que foi produzido.
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