20 de junho de 2009

AUSTIN HEALEY Sprite MK I * 1958 * Reino Unido

A marca Austin Healey apareceu pela primeira vez no Salão de Londres de 1952. Leonard Lord, que era então director geral da Austin, comprou ao costrutor Donald Healey a viatura sport exposta no stand e apresentou-a alguns dias depois como sendo o "Austin Healey 100". Este "100" foi acolhido calorosamente pelo público. Este soberbo desportivo de dois lugares conheceu um grande sucesso no mercado dos E.U.A., -vital para os pequenos construtores- e despertou o entusiasmo dos condutores desportivos do mundo inteiro.
Tornado "100 Six" em 1958, apareceu o seu irmão mais novo: o Austin Healey Sprite MK I. Este pequeno dois lugares com um motor de 4 cilindros de 948 c.c. de cilindrada e 43 cv., era reconhecível pelos seus faróis salientes sobre o capot, o que lhe valeu o nome de "Frog Eye" ou seja, olhos de rã. A lei americana fixava uma altura mínima para os faróis, pelo que neste caso, tiveram de ser colocados sobre o capot liso.
Com os 43 cv. de potência e chegando aos 135 Km/h., o Sprite era um roadster, com uma capota de lona, ou com um hard-top. Manteve-se em produção até 1961, e mais de 48.900 exemplares saíram da fábrica. Em maio de 1961, foi substituído pelo MK II, no qual os faróis foram então colocados no alto dos guarda-lamas.

Sem comentários: