OS TRÊS MODELOS DO MORRIS MINOR
O MORRIS MINOR é um marco na história do automóvel. Foi lançado em 1948, e sendo o primeiro carro fabricado na Inglaterra que vendeu um milhão e meio de unidades, tornou-se de facto, o "carro do povo" inglês.
Criado por Sir Alex Issigonis -o génio que viria a ser o responsável pelo Austin Mini- o Morris Minor tinha uma construção unitária chassis/carroçaria, inovadora para a época. O motor da 1ª. Série era antiquado, adaptado do Morris "8" de antes da guerra, com 919 c.c. de cilindrada e 27,5 cv., com válvulas laterais. A suspensão da frente era independente e a direcção, de pinhão e cremalheira, era contudo muito pesada. A facilidade de condução e o conforto, anulavam a falta de potência e envergonhava os seus rivais.
A partir de 1952, recebeu um novo motor de 803 c.c. a debitar 30. cv. Em 1956, o motor, passou para os 948 c.c., agora com 37 cv.. Pouco depois, surgia o "1000", com um motor de 1098 c.c. com 70 cv.
Quando foi lançado, o Minor estava disponível nos modelos "Saloon" de duas portas e "Tourer" (descapotável), e a gama só ficou completa com a apresentação do "Saloon" de quatro portas , uma "Station" e uma "Pick-up". Todos estes modelos da 2ª. Série, apresentavam o motor de 4 cilindros com 948 c.c. de cilindrada e 37 cv. de potência.
Hoje em dia o modelo mais procurado é o "Tourer", e é tão pretendido, que ainda recentemente foram transacionados "Saloons" cortados, como modelos originais.
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