O Renault 4 CV. foi desenvolvido em segredo, em plena ocupação nazi da França, pensando já responder às necessidades da crise, que se adivinhava, surgiria no pós-guerra.
Terminado o conflito, o projecto 4 CV foi concluído e o carro foi apresentado no primeiro Salão Automóvel de Paris do pós-guerra, em 1947, acabando por se tornar no símbolo do renascimento da Renault. Apresentado como uma autêntica "bomba" , muitos acharam o 4 CV demasiado pequeno, e a colocação do motor na traseira não agradou muito ao público. Mas rapidamente se habituaram ao pequeno 4 CV, que veio a revelar-se um fenómeno de vendas, ultrapassando os 1,1 milhões de unidades produzidas. Ficou conhecido carinhosamente em Portugal como o "Joaninha".
Inicialmente equipado com um motor de 760 c.c., criado ainda em plena 2ª. Grande Guerra, por questões de estratégia desportiva, a cilindrada passou para os 748 c.c., mantendo-se assim dentro do grupo dos 750 c.c.
O pequeno carro teve muito sucesso no desporto automóvel, especialmente em ralis, graças ao seu bom desempenho e comportamento em estrada, e ao seu baixo peso. Mas brilhou igualmente nas mais famosas pistas da Europa, como por exemplo em 1950 nas 24 Horas de Le Mans, onde três dos quatro 4 CV monopolizaram os lugares do pódio da sua classe. E tudo isto com um motor de 4 cilindros com 748 c.c. de cilindrada e 21 cv.
Terminado o conflito, o projecto 4 CV foi concluído e o carro foi apresentado no primeiro Salão Automóvel de Paris do pós-guerra, em 1947, acabando por se tornar no símbolo do renascimento da Renault. Apresentado como uma autêntica "bomba" , muitos acharam o 4 CV demasiado pequeno, e a colocação do motor na traseira não agradou muito ao público. Mas rapidamente se habituaram ao pequeno 4 CV, que veio a revelar-se um fenómeno de vendas, ultrapassando os 1,1 milhões de unidades produzidas. Ficou conhecido carinhosamente em Portugal como o "Joaninha".
Inicialmente equipado com um motor de 760 c.c., criado ainda em plena 2ª. Grande Guerra, por questões de estratégia desportiva, a cilindrada passou para os 748 c.c., mantendo-se assim dentro do grupo dos 750 c.c.
O pequeno carro teve muito sucesso no desporto automóvel, especialmente em ralis, graças ao seu bom desempenho e comportamento em estrada, e ao seu baixo peso. Mas brilhou igualmente nas mais famosas pistas da Europa, como por exemplo em 1950 nas 24 Horas de Le Mans, onde três dos quatro 4 CV monopolizaram os lugares do pódio da sua classe. E tudo isto com um motor de 4 cilindros com 748 c.c. de cilindrada e 21 cv.
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