24 de junho de 2009

SIMCA Chambord -- 1958 -- FRANÇA

O Simca Chambord é uma evolução do SimcaVersailles e pertencia à linha Vedette, que surgiu em França em 1948, mas apesar disso não era um francês legítimo. O seu projecto inicial foi desenhado nos Estados Unidos da América pela Ford, baseando-se nos modelos Mercury. Foi o último a ser equipado com o motor V/8 de válvulas laterais -como acontecia no Versailles- com 2351 c.c. de cilindrada e 84 cv. de potência.
O Chambord é sem dúvida o mais tradicional e mais conhecido modelo da Simca, e foi desactivado depois da compra da fábrica pela Chrysler. Os últimos exemplares, no que se refere à produção francesa, saíram em 1962.
De 1959 a 1966, o Simca Chambord foi produzido no Brasil, assim como o Marly, com os nomes de Jangada e Presidência. Em 1961 o Chambord foi dotado de uma caixa sincronizada, em 1964 foi introduzido um novo motor mais potente -e passou a ser designado por Tifão- e em 1966 foi a vez do motor Hemisul de culassas hemisféricas redesenhado pela Chrysler. Depois de 1967, a carroçaria foi modificada até ao final da sua produção em 1968.
Apesar do visual interessante, o motor V/8 não tinha um rendimento brilhante, o que no Brasil lhe rendeu o apelido de "Belo António-bonito mas impotente".

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