Se alguma vez um carro foi uma imagem de marca, foi este. Apresentado no London Motor Car Show de 1957, foi o primeiro Lotus desenhado mais para a estrada do que para corridas, e abriu caminho a extraordinários carros desportivos e GT que, no mínimo, foram sempre inovadores. Mas o primeiro ELITE era muito mais do que isso. Construído em fibra de vidro -chassis e carroçaria- e com muitas outras inovações, o ELITE era verdadeiramente excepcional e sobretudo se considerarmos a pequena escala em que foi construído. Mas, mais ainda, as suas características tornavam-no extraordinariamente fácil de conduzir, e este facto, juntamente com uma relação peso/potência, permitiu-lhe sucessos em corridas, praticamente inigualáveis. Além de tudo isto, era um dos mais bonitos do seu tempo. Em resumo, era um soberbo GT em miniatura.
A forma das portas não permitia a abertura convencional dos vidros, e nos primeiros modelos as janelas não abriam. A fibra de vidro foi usada para reduzir o custo de construção tradicional. O fabrico do ELITE não foi barato, mas com cerca de 590 Kg de peso, era seguramente leve.
O motor de 4 cilindros com 1216 cc. a debitar 105 cv, foi desenvolvido pela Coventry Climax a partir dos seus carros de corrida. Deste modelo apenas foram construídas 988 unidades, de 1957 a 1963, altura em que foi descontinuado.
O motor de 4 cilindros com 1216 cc. a debitar 105 cv, foi desenvolvido pela Coventry Climax a partir dos seus carros de corrida. Deste modelo apenas foram construídas 988 unidades, de 1957 a 1963, altura em que foi descontinuado.
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