6 de agosto de 2011

PEUGEOT - 302 DARL'MAT - 1937 - FRANÇA


Os veículos que o representante parisiense da Peugeot, Émile Darl'Mat, criou em reduzidissima série na década de 1930, tendo por base o "3o2" e depois o "402", eram roadsters da melhor raça. Três destas beldades pintadas de azul, a cor francesa de competição, demonstraram as suas qualidades e a sua velocidade no autódromo de Montlhéry e em Le Mans.
A base destes fantásticos roadsters consistia no robusto chassis do Peugeot de 1936, com suspensão dianteira independente. Como motor, Darl'Mat utilizou o quatro cilindros do 402, magnificamente modificado. Este grupo de 1991 cc. de cilindrada, dispunha de válvulas à cabeça e desenvolvia 70 cv.. Assim equipado, o carro possuía o temperamento necessário para atingir velocidades da ordem dos 140 Km/h.
Mas a velocidade ainda não era suficiente e tempos depois o concessionário da Peugeot, autêntico apaixonado pelos carros desportivos, utilizou outra colaça de alumínio e novos carburadores. A partir de então o motor de 1991 cc., passou a desenvolver 82 cv. às 4.500 rpm, e o chassis, do 402 Légère, passou a ter maior distância entre eixos. Em Le Mans, este carro assim preparado, chegou a atingir os 170 Km/h.
A carroçaria de formas cativantes, em alumínio, havia sido desenhada por um dentista de nome Paulin, e foi construída pelo carroçador Marcel Pourtout de Versailes. Mais tarde, a caixa manual de 4 velocidades foi substituída por uma caixa de transmissão automática de 4 relações que dispunha também de 4 marcas a trás.
Na mesma época e com a mesma base, foi lançado um coupé para estrada.
No total, foram construídas 104 unidades em dois anos, presumindo-se que actualmente ainda existam 30 desses carros devidamente recuperados.

Sem comentários: