Em 1962, era apresentado no Salão de Paris, o "Alpine A 110", criado por Jean Rèdèlé, equipado com o motor de 956 cc., do Renault R-8. A partir daí, foram sucessivamente utilizados outros motores da Renault, até que em 1970, passou a utilizar o motor de 1,6 litros do R-16 TS, que devidamente trabalhado conseguia uma potência de 100 cv.
Em 1971, com o mesmo motor de 4 cilindros com 1565 cc. agora mais trabalhado, com a potência puxada para os 138 cv., atirando-o para uma velocidade da ordem dos 215 Km/h., o Alpine vence os Ralis Internacionais de Monte Carlo, San Remo e Acrópole, tendo sido produzidas então, 300 unidades desta versão.
Essas vitórias contribuíram para melhorar as performances do Alpine, e em 1973, é adoptado o motor de 1605 cc. do Renault R-12 Gordini, agora puxado para os 140 cv., sagrando-se vencedor dos Ralis de Monte Carlo, Portugal , Marrocos, San Remo, Acrópole e Volta à Corsega. Neste mesmo ano torna-se vencedor do Campeonato Mundial de Ralis e ganha a Taça do Mundo de Construtores.
Deste modelo, produzido até Julho de 1977, foram construídas 1 550 unidades. Vários países, em todo o mundo, se dedicaram a criar réplicas deste carro, dadas as características que evidenciou e a sua capacidade para vencedor de ralis.
Em 1971, com o mesmo motor de 4 cilindros com 1565 cc. agora mais trabalhado, com a potência puxada para os 138 cv., atirando-o para uma velocidade da ordem dos 215 Km/h., o Alpine vence os Ralis Internacionais de Monte Carlo, San Remo e Acrópole, tendo sido produzidas então, 300 unidades desta versão.
Essas vitórias contribuíram para melhorar as performances do Alpine, e em 1973, é adoptado o motor de 1605 cc. do Renault R-12 Gordini, agora puxado para os 140 cv., sagrando-se vencedor dos Ralis de Monte Carlo, Portugal , Marrocos, San Remo, Acrópole e Volta à Corsega. Neste mesmo ano torna-se vencedor do Campeonato Mundial de Ralis e ganha a Taça do Mundo de Construtores.
Deste modelo, produzido até Julho de 1977, foram construídas 1 550 unidades. Vários países, em todo o mundo, se dedicaram a criar réplicas deste carro, dadas as características que evidenciou e a sua capacidade para vencedor de ralis.
Sem comentários:
Enviar um comentário