25 de agosto de 2011

RENAULT - DAUPHINE - 1961 - FRANÇA

O Dauphine -o nome resulta do facto de o 4CV.(Joaninha) ter sido considerado "Rei", e o modelo seguinte deveria ser o "Delfim"- foi apresentado em Março de 1956 e foi comercializado até 1968. Era uma pequena berlina de 4 lugares e quatro portas, que acabaria por substituir o "Fregate", um varro de maiores dimensões concebido em Billancourt no pós guerra, mas que não teve grande aceitação.
O Dauphine, pelo contrário, ao herdar a mecânica mais que provada do "4 CV", embora melhorada, viria a marcar todo o período da sua produção. A filosofia deste carro era precisamente propor à clientela do "4CV", um carro mais habitável, mais confortável e mais rápido, conservando as mesmas características técnicas e a garantia de um preço relativamente baixo. Foi o primeiro automóvel francês a ultrapassar a produção de 2 milhões de exemplares -exactamente 2.120.220- .
De série, estava equipado com um motor de 4 cilindros em linha de 845 cc. que disponibilizava 30 cv.
Em pleno período de desenvolvimento, a Renault tentava impor a sua exportação, nomeadamente para os E.U. da América.
O Dauphine teve uma carreira desportiva de sucesso. Em Abril de 1956, obteve uma excelente vitória na sua categoria, nas Mil Milhas. A sua saga desportiva ficou a dever-se por um lado, à participação da fábrica em inúmeros ralis, e por outro lado ao interesse e actividade de particulares que corriam com o "1093" e com os Gordini muito bem preparados.

Sem comentários: