23 de agosto de 2011

TRIUMPH - GT6 Mark III - 1970 - REINO UNIDO


Tanto o Triumph Spitfire como o GT 6, eram projectos bem concebidos e levados a cabo para combaterem a concorrência, como o MG Midget, o Austin Healey e o Sprit, ou o Alfa Romeo 1750 GTV e o BMW 1600 GT.
Aparecido em Outubro de 1970 no Salão Automóvel de Turim, a obra original de Micheloti não podia ser mais atraente, embora apresentasse um grave inconveniente : o peso adicional causado pelo tejadilho do fastback que se repercutia negativamente sobre a aceleração. à primeira vista isto não fazia pressagiar nada de bom em relação às vendas de um GT de primeira classe. Em compensação, a velocidade de ponta era aumentada graças à excelente aerodinâmica da nova carroçaria. O GT 6 tornou-se, no entanto, uma agradável surpresa para a imprensa especializada, que via nele a reencarnação do Jaguar E a um preço razoável, característica que o tornava acessível a um público muito mais amplo.
Estava equipado com um motor de 6 cilindros com 1998 cc. a debitar 104 cv.
Entretanto a Triumph acabou por passar a fazer parte da British Leyland, que integrava no seu grupo empresarial um dos principais rivais, o MG GT, pelo que as vendas começaram a cair a pique, e em fins de Dezembro de 1973, o GT 6 é retirado das linhas de produção.

Sem comentários: