23 de agosto de 2011

TRABANT - 601 - 1989 - R.D.A.

É nas angústias do pós 2ª Grande Guerra Mundial, que vamos encontrar as origens do TRABANT -nome das fábricas alemãs que ficaram afectas ao bloco de leste R.D.A.- sob uma única gestão, como é o caso do complexo industrial de VEB A ZWICKAU, que tinham pertencido à Audi e à DKW.
Reservada à produção automóvel, a fábrica começa com a marca "IFA" até 1955, passando em 1958 à marca "AWZ", e finalmente em 1959, passa então para TRABANT.
O primeiro veículo produzido nesta marca, era um pequeno carro do tipo "rondó", com um motor monocilíndrico a 2 tempos, com 500 cc. e 18 cv. -o P50- que aliava o arcaico ao moderno, já que apresentava uma carroçaria em "Duroplast", um material sintético. Foi considerado que seria mais um "carro do povo", porém, o seu elevado preço, não interessava ao "proletariado".
Em 1963, surge o "600", equipado com um motor de 2 cilindros, com 594 cc. e 18 cv. e em 1964 é lançado o "601", com uma carroçaria inspirada noaspecto cuneiforme do DAF, mantendo no entanto o mesmo motor, que em 1969 é puxado para o 26 cv.
Paralelamente é apresentado um "break", que apesar das suas duas portas, é considerado o "carro famíliar". Com 2.860.200 unidades produzidas, termina a sua existência em 1991, sendo absorvida pela Volkswagen.


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