A história do Triumph Stag começa em meados dos anos 70 (sec.20), depois que Harry Webster, director técnico da Triumph, enviou ao estilista MICHELOTTI um protótipo Triumph 2000 que tinha participado nas 24 de Lemans em 1964. O talentoso italiano tinha pedido aos britânicos que lhe confiassem uma viatura que ele pudesse transformar segundo as suas ideias. E quando Webster foi a Itália em 1966, ficou entusiasmado com o projecto de Michelotti. Mas foi só dois anos mais tarde que a firma decidiu lançar a construção deste "cabriolet 2+2". O grupo Leyland, ao qual pertencia já a Triumph, entendeu utilizar o motor "V/8" da Rover. Mas quando se apercebeu que a Rover não poderia entregar as quantidades de motores pedidas, Webster decidiu, pouco antes da sua saída em 1968, lançar o estudo de um motor "V/8" da Triumph, resultante da junção de dois motores de quatro cilindros.
Depois que o Triumph Stag entrou em produção em 1970, o seu aspecto foi um pouco modificado. Por razões de segurança, um "roll-bar" em forma de "T" ligava o alto da moldura do pára-brisas aos montantes atrás das portas, e a grelha frontal foi simplificada. E o Stag fez sensação nos diversos salões onde foi apresentado. O seu motor "V/8" de 2997 cc. desenvolvendo 145 cv., para uma velocidade máxima de 195 km/h., passava dos 0 aos 100 km/h. em 9,5 segundos. Mas este soberbo desportivo de grande classe veio a conhecer problemas de motor. A sua produção parou em 1977, tendo sido produzidas 25 877 unidades no total, das quais, apenas 6 800 foram para exportação.
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