4 de novembro de 2013

VOLKSWAGEN - 1302 SL CABRIO - 1972 - Alemanha



Dos 21 milhões de "Carochas" vendidos no mundo inteiro, existiram uma quantidade enorme de carroçarias e um bom número de variantes.
O ano de 1970, representou uma viragem na política de produção da Volkswagen. Os modelos  "1302" (com motores de 1,2 e 1,3 litros) e o modelo "1303 S" (com motor de 1,6 litros) inteiramente revistos, estiveram na origem de uma nova linha. Os novos modelos de 1970, possuíam como equipamento "standard", um eixo traseiro de braços obliquos e um novo chassis, tecnicamente superior aos anteriores. Mas também o motor era diferente. As suas maiores dimensões , obrigaram a um capot do motor mais perfilado, porque com uma cilindrada de 1,6 litros e equipado com cabeças dos cilindros de duplo canal, obrigavam a um maior espaço.
A variante "Cabriolet" do 1302 S, teve uma resposta muito positiva. O modelo descapotável, bastante ambicioso, foi uma criação do conceituado carroçador Karmann Ghia, de Osnabruck, e existe apenas na versão de luxo "L", mais confortável. Equipa-o um motor de 4 cilindros horizontais opostos (boxer) de 1584 cc. a desenvolver 50 cv. Atingia os 130 km/h. de velocidade máxima, não obstante o seu peso em vazio ser de 920 kgs. Acelarava dos 0 aos 100 km/h. em 22 longos segundos.
Os números da produção são a prova da popularidade do "1302 SL" já que no ano de 1972, Karmann produziu 24 317 unidades. 1980 foi o último ano de produção do "Cabriolet".

Sem comentários: