2 de novembro de 2013

VOLVO - P 121 (Amazon) - 1966 - Suécia


Em 1956 a VOLVO apresentou por ocasião do Salão Internacional de Londres em Earls Court, a "Série 120". O desenho deste modelo provinha do novo departamento de desenho da Volvo, dirigido por Jan Wilsgaard.
Esta viatura bem proporcionada oferecia uma volumetria interior muito apreciável, com um painel de instrumentos bem visível, de banda larga horizontal, que incluía o conta-quilómetros e outras informações.  
Já nesta época a Volvo manifestava a sua filosofia de segurança dos ocupantes, como por exemplo, com o fornecimento de cintos de segurança de três apoios, inicialmente como opção, e de série a partir de 1959.
De construção cuidada e robusta, mas no entanto muito atraente, este Volvo Série 120, foi baptizado com o nome de "Amazon", nome das mulheres guerreiras da Mitologia Grega. Mas, uma vez que o construtor de bicicletas motorizadas Kreidler detinha os direitos de utilização deste nome, fez com que esta viatura viesse a ser comercializada em inúmeros países como "Série 120" ou "Série P121", sendo esta última a designação para as viaturas de duas portas.
A Volvo dedicou uma grande importância à qualidade e ao cuidado de fabrico, conceito este que acabou por desenvolver. O belo "Amazon" conquistou numerosos compradores, tornou-se num "best-seller" e abriu novos mercados à fábrica de Goteborg, entre os quais o dos Estados Unidos da América. Com o tempo apareceram novas versões. Em meados dos anos 60, eram facilmente reconhecíveis pelo novo desenho da grelha, das rodas e dos tampões, assim como os travões de disco à frente. A partir de 1961, o "P 121" vinha equipado com o motor "B 18 A", de 4 cilindros, com 1778 CC., desenvolvendo 85 CV., o que lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 150 Km/h.
Graças ao seu temperamento fogoso para a época, o "P 121" fazia de 0 a 100 Km. em apenas 16 segundos. No final da produção em 1970, deste robusto "sueco", tinham sido construídas 667.323 unidades.

Sem comentários: