10 de janeiro de 2014

BENZ - Motorwagen - 1886 - Alemanha


O Benz Patent-Motorwagen, construído em 1886, é amplamente reconhecido como o primeiro automóvel, ou seja, um veículo "projectado" para ser movido a motor.
O veículo recebeu a patente alemã nº.-37435, requerida por Karl Benz em Janeiro de 1886. Seguindo procedimentos oficiais, a data do requerimento torna-se a data da patente que ocorreu em Novembro do mesmo ano.
Embora a mulher de Karl Benz, Bertha Benz, tenha financiado o processo de desenvolvimento, e pudesse obter direitos de patente de acordo com a legislação, como mulher casada ela não tinha direito a requerer patente.
Benz apresentou a sua invenção oficialmente ao público em 3 de Julho de 1886 na Ringstrasse, em Mannheim, Alemanha.
O primeiro Motorwagen usou um motor de quatro tempos com um cilindro de 954 c.c. Este novo motor fornecia 2/3 de cv. (1/2 kw) a 250 r.p,m. na Patent-Motorwagen, e testes posteriores da Universidade de Mannheim mostraram que ele era capaz de fornecer 0,9 hp. (0,7 kw) a 400 r.p.m. Foi um motor extremamente leve para a época, com aproximadamente 100 kg. Embora o seu cárter aberto e o sistema de lubrificação por gotejamento pareça estranho para um mecânico da actualidade, a utilização de uma válvula operada por comando de válvulas no cabeçote seria familiar. Um grande volante horizontal estabilizava a potência de saída do motor mono-cilíndrico. Um carburador evaporativo era controlado por uma válvula  de camisa para regulação da potencia e velocidade do motor. O primeiro modelo do Motorwagen não foi construído com carburador, mas com uma bacia de fibras embebidas no combustível, que alimentava o cilindro de combustível por evaporação.

Sem comentários: