29 de julho de 2008

CITROEN - Camionnette - 1951 - França



Com o seu motor de 2 cilindros, 375 c.c. de cilindrada e uma potência oficial de 8,8 cv., arrefecidos a água, o "2 CV. AU," é a primeira forguneta comercializada. Variante do " 2 CV A", é também o primeiro modelo derivado de uma longa geração que constituía a grande família dos pequenos Citroen. Na altura em que a versão "camionnette" foi apresentada , o 2 CV começou a ser conhecido por toda a França graças à berlina que se imiscuiu nos campos mais recônditos, havia já 2 anos.
O que faltava ao conjunto de comerciantes, pequenos distribuidores (porta-a-porta) de hortaliças, pão e etc. e aos artistas de todos os ramos, era uma viatura económica, mas dispondo de um espaço adaptável a qualquer alteração.
O 2 CV, distingue-se igualmente pelas formas originais, pelas suas qualidades pragmáticas e pelas suas vantagens económicas sem concorrência.
O seu preço de compra era dos mais reduzidos, o seu consumo exemplar e a sua manutenção insignificante. Por isso, não tardou muito que as administrações de grandes empresas, pequenos e médios empresários Franceses, adquirissem frotas de 2 CV AU, No decurso dos anos 50 e 60 era banalíssimo era os 2 CV AU serem utilizados para veicular mensagens publicitárias. Quase todos os comerciantes os utilizavam para anunciar a sua marca e os seus "slogans" nas laterais de chapa ondulada. No final dos anos 60, o fenómeno ainda perdurava. o 2 CV "camionnette" constituiu uma referência pelas suas actividades comerciais.

Sem comentários: