29 de julho de 2008

VOLKSWAGEN - Export Sedan Lux - 1951



O Volkswagen, mais conhecido por Carocha, era na verdade um carro simples, robusto, fiável e bastante espartano, de acordo com a ideia que presidiu à sua criação.
O modelo satandard do 1200, dispunha apenas de um mostrador ao centro do tablier que agrupava o velocímetro e conta-kilómetros, bem como as luzes avisadoras do óleo, da carga da bateria e dos máximos (faróis). O motor de arranque, era accionado por um botão colocado no centro do tablier, por baixo do mostrador. O acelarador, em vez de um simples pedal, era constituído por um veio com uma pequena roda. Como não dispunha de manómetro indicador da gasolina, dispunha de uma reseva que era posta em função mediante uma pequena alavanca situada junto aos pedais que era accionada com o pé. Duas pequenas "setas" luminosas situadas nos pilares centrais (uma de cada lado) eram os avisadores de mudança de direcção, accionadas por um botão situado no centro do tablier. Junto aos pedais, do lado esquerdo, tinha um pequeno botão accionado com o pé, para comutar as luzes dos faróis entre os médios e os máximos.
Outro luxo do Volkswagen, eram duas pequenas pegas em cordão, situadas nos pilares centrais, para os passageiros de trás se poderem segurar.
A sua mecânica e motor, eram as mesmas: 4 cili. horizontais opostos, 1 131 c.c. e 24 cv. de potência.

Sem comentários: