18 de julho de 2008

PORSCHE Typ 356 (Nº.1) - 1948 - Alemanha


No ano de 1947 logo após o fim da 2ª.Grande Guerra, em Gmund (uma povoação austríaca) começou a ser construído o primeiro Porsche. Desenhado por Erwin Kommenda e testado e aperfeiçoado por Ferry Porsche -filho de Ferdinand Porsche e legítimo herdeiro do espírito e da tradição da marca- este pequeno carro de tipo desportivo, que tomou a designação de Typ 356, deu origem a um dos automóveis mais fabricados de sempre.
Inicialmente foram construídas 50 unidades deste carro, para o qual se optou por um chassis tubular, sobre o qual assentava uma carroçaria de alumínio. Para motorizar este carro, Porsche optou pelo motor do Volkswagen, de 4 cilindros horizontais horizontais e opostos que depois de preparado da inicial cilindrada de 1131 c.c., passou para uma cilindrada de 1086 c.c. com 35/40 cv de potência, colocado centralmente em posição inversa, isto é, com a caixa de valocidades anterior, com o objectivo de se obter uma melhor distribuição de massas.
A opção de uma cilindrada de 1086 c.c., foi escolhida com a finalidade de lhe ser permitida a inscrição na competição mais famosa da época, a Class 1100.

Sem comentários: