20 de agosto de 2008

MASERATI - A6GCS Berlinetta - 1954 - Itália


O MASERATI A6GCS , foi fabricado de 1953 a 1955. Quase todos os A6, desenhados por Giochino Colombo, eram produzidos com carroçarias de Medardo Fantuzzi e, nalguns casos, de Celestino Fiandri. As únicas excepções foram quatro berlinas com carroçarias de Pinin Farina, e dois "spider", um da Frua e o outro de Vignale.
Em dois anos, de Maio de 1953 a Abril de 1955, a produção total foi de 52 unidades, sendo que 5 dessas unidades foram o A6GCS, carroçados por Pinin Farina. Era um número excepcional para este período, considerando que o modelo A6GCS era de início, um modelo de competição.
O A6GCS foi muito importante para a Masereti, e obteve grandes sucessos nas corridas, desde a sua estreia.
Ganhou numerosas corridas, incluindo a da sua estreia em 1953 -as Mille Miglia- onde apareceram em Classe 1 e Classe 2, contra a feroz competição dos "teams" da Marcedes e da Ferrari.
Os A6GCS tiveram também grande sucesso na Targa Florio e em Pescara, assim como em qualquer outro lugar, nomeadamente em Itália, América do Sul e no Reino Unido.
O estilo da carroçaria "transpirava uma sensualidade bruta", que normalmente é menos agressiva nas criações mais recentes de Pinin Farina.
Equipava-os um motor de 6 cilindros em linha com 1.986 c.c. que desenvolvia 170 cv, levandos a velocidades da ordem dos 235 Km/h.

Sem comentários: