"A SETA PRATEDA"
A Mercedes Benz, desde que decidiu participar nos Mundiais de Fórmula 1, criou em 1952 uma equipa de técnicos, com um departamento de desenhadores sob a direcção de Hans Scherenberg, e um departamento de construção, mecânica e testes, dirigido por Rudolf Uhlenhaut. O fruto de tudo isto recebeu a designação de "W 196" e foi feito para vencer os grandes prémios de 1954 e 1955, graças à superioridade técnica dos carros e à perícia "del Chueco" - Juan Manuel Fangio", um piloto argentino que entrou na Fórmula 1 "já em cima da ternura dos 40".
As características do "W 196", surpreenderam os seus contenporâneos, ainda que alguns dos seus pormenores mais avançados, em particular as vávulas desmodrómicas do motor de 8 cilindros, não viessem a ter aplicação na indústria automóvel.
Possuia um quadro multi-tubular, suspensão dianteira independente por barras de torção e suspensão traseira de eixo oscilante. O motor de 8 cilindros em linha com 2.496 c.c. e 290 cv., foi colocado sobre um dos lados a 53º para obter um baixo centro de gravidade. Este motor, de injecção directa de combustível, começou por desenvolver apenas 275 cv., passando depois de "dopado" para os 290 cv. às 5.800 r.p.m.
Foram construídas apenas 10 unidades deste modelo, havendo outros modelos com outras carroçarias e alguns com as rodas carenadas.
O carro em que Fangio obteve todas as vitórias para a Mercedes, continua a ser exibido com grande orgulho no Museu da Mercedes em Unterturkheim, mantendo viva a lenda do pentacampeão mundial de Fórmula 1.
As características do "W 196", surpreenderam os seus contenporâneos, ainda que alguns dos seus pormenores mais avançados, em particular as vávulas desmodrómicas do motor de 8 cilindros, não viessem a ter aplicação na indústria automóvel.
Possuia um quadro multi-tubular, suspensão dianteira independente por barras de torção e suspensão traseira de eixo oscilante. O motor de 8 cilindros em linha com 2.496 c.c. e 290 cv., foi colocado sobre um dos lados a 53º para obter um baixo centro de gravidade. Este motor, de injecção directa de combustível, começou por desenvolver apenas 275 cv., passando depois de "dopado" para os 290 cv. às 5.800 r.p.m.
Foram construídas apenas 10 unidades deste modelo, havendo outros modelos com outras carroçarias e alguns com as rodas carenadas.
O carro em que Fangio obteve todas as vitórias para a Mercedes, continua a ser exibido com grande orgulho no Museu da Mercedes em Unterturkheim, mantendo viva a lenda do pentacampeão mundial de Fórmula 1.
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