28 de agosto de 2008

PEUGEOT 203 - 1954 - França























O Peugeot "203" foi apresentado ao público no Salão de Paris de 1948. Comparado aos anteriores modelos de antes da guerra, o "203" era uma lufada de ar fresco. Além de ter sido um dos produtos de maior sucesso da indústria automóvel francesa, a carroçaria monobloco e o revolucionário motor "push-road", tornavam o "203 muito especial.

No seu tempo, o motor de 4 cilindros com 1290 c.c. e 45 cv., com as cabeças dos cilindros em alumínio e câmaras de combustão hemisféricas, dizia-se ter sido a inspiração para o motor "Hemi" do Chysler.
Com uma gama que incluía "cabriolets" de 2 e 4 portas, carrinha familiar, carrinha comercial, "coupé" de 2 portas, "decouvrable" e descapotável, os franceses aderiram ao "203" pela sua resistência mecânica, andamento agradável e condução suave. Quando em 1960 cessou a sua produção, o "203" tinha batido recordes para a Peugeot, com 685.828 unidades vendidas.
Com a falta de aço do pós-guerra, foi bem utilizado o alumínio no "tablier" e na alavanca de mudanças. A sua elegante forma, proporcionava maior espaço interior.
O motor com camisas secas, baixa taxa de compressão e cabeça em liga leve, era suave, pouco rotativo e muito duradoiro. A caixa de velocidades tem de facto 3 relações e uma "orderdrive". O "203" tinha as suas formas testadas em túnel de vento, e a Peugeot afirmava optimisticamente que o coeficiente de penetração era de 0,36 (mais baixo do que o do Porsche 911).
A carroçaria era de aço inixidável e dispunha de apoios no tejadilho para uma bagageira.

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