28 de junho de 2009

FIAT 600 BERLINA - 1963 -- ITÁLIA

No Salão de Genebra de 1955, o Fiat 600 era apresentado como sucessor do famoso "Topolino" dos anos 30, e era o segundo utilitário da marca "turiense".
De dimensões reduzidas, escondendo um habitáculo aceitável para quatro pessoas, com um motor de 4 cilindros com 633 c.c. de cilindrada e a debitar 22 cv. de potência, era capaz de atingir os 100 Km/h.
Milhares de pessoas puderam ter acesso ao automóvel. Nele foram introduzidas novas tecnologias, como as suspensões independentes e a carroçaria autoportante, sendo ainda a primeira viatura da marca com o motor colocado atrás. Com um consumo de pouco mais de 6 litros aos 100 km., o "600" era o verdadeiro espírito de carro popular fabricado em grande série.
Durante o período de produção, o "600" sofreu várias alterações, especialmente a nível da carroçaria, e também do motor. Deu ainda origem ao primeiro monovolume da marca, a "600 multipla". Lançado com as chamadas portas "malcriadas", estas foram no entanto abandonadas a partir de 1964, passando a abrir de trás para a frente. Produzido até finais de 1969, saíram da fábrica 2.452.107 unidades.


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