28 de junho de 2009

MERCEDES BENZ 300 SLR W 196 -- 1955 -- ALEMANHA



Este é mais um dos célebres "Flechas de Prata" da Mercedes, designado por "W 196", derivado do seu irmão mais velho, o "RW 196", e a designação "SL" significa "Super Leve" (do alemão Super Leicht).
Foi o carro mais trabalhado pela equipa de Alfred Neubbauer e do jovem Engº. Rudolf Uhlnhaut, tendo Fangio dito que "este era o carro ferfeito, que todos os pilotos sonhavam conduzir um dia".
Havia duas versões, sendo esta particularmente dinâmica e que em pistas rápidas, quase voava, como em Reims ou em Monza, e que acabou por ser conhecida como "monoposto".
O preesente modelo ostenta o nº. 104, com que venceu o "Targa Florio" de 1955; no mesmo ano, venceu também as "Mile Miglia", pelas mãos de STIRLING MOSS com o nº. 722, mas desta vez com um dois lugares.
Mas foi pela mão de JUAN MANUEL FANGIO que o "300 SLR" deu à Mercedes o Campeonato do Mundo de Construtores em 1955.
Em outubro de 1955, a Mercedes retira-se das pistas, na sequência de um acidente ocorrido em Le Mans. Era o fim de uma época da Mercedes no desporto automóvel.
Estes carros dispunham de um motor de 8 cilindros em linha, com 2982 c.c. de cilindrada que desenvolvia 336 cv. de potência.


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