24 de junho de 2009

JAGUAR XKSS -- 1956 -- REINO UNIDO

O Jaguar XKSS deriva do "D Type", que foi criado em 1954 para suceder nas pistas ao "C Type", e para vencer as 24 horas de Le Mans.
Malcolm Sayer, especialista em aerodinâmica, esculpiu este carro, aplicando nele todos os seus conhecimentos técnicos, o que levou a que o modelo acabasse por ser apelidado de "avião de rodas".
A comercialização do "D Type", não foi um negócio próspero, embora tenha sido uma boa manobra publicitária, o que levou a Jaguar a lançar um carro de série com base neste desportivo que designou por "XKSS" ou "Jaguar D-XKSS". O modelo de série apresentava um chassis tubular algo mais simples que o modelo de corrida (a "asa" estabilizadora passou a ser opcional) embora os componentes mecânicos fossem basicamente os mesmos em ambas as versões, apresentando até o mesmo tipo de tanque de combustível flexível, e introduzindo ao mesmo tempo uma série de melhorias, como a aplicação de elementos de protecção contra agentes atmosféricos -capota-, e até uma porta no lado do passageiro. Infelizmente nunca se chegou a saber qual teria sido o resultado do XKSS, pois a fábrica de Browns Lane sofreu um incêndio em 12 de Fevereiro de 1957, onde se terão perdido cerca de 300 destes carros.
Em todo o caso, desta versão foram construídos apenas 16 exemplares, o que o torna hoje em dia uma autêntica raridade muito apetecível por coleccionadores.
A Jaguar aplicou neste carro o motor de 6 cilindros com 3442 c.c. de cilindrada a debitar 250 cv.



Sem comentários: