22 de junho de 2009

NASH Metropolitan * 1959 * U.S.A




O Metropolitan foi desenhado por William J. Flajole, para a Nash Motor Division da Nash-Kelvinator Corp., nos Estados Unidos da América. Foi construído pela Austin MC de Birmingham, Inglaterra, e a sua produção iniciou-se em Outubro de 1953, tendo os primeiros carros chagado à América do Norte em Dezembro.
Os carros foram então construídos e comercializados sob a marca NASH e, mais tarde, também como Hudson Matropolitan, depois de as duas empresas se terem fundido na American Motors Corporation em 1954.
Existiam dois modelos "Metro" um convertível e um de capopta rija. Foram inicialmente equipados com um motor Austin de 1200 c.c., mas em 1956 o motor foi alterado para 1500 c.c.. No mesmo ano a grelha foi mudada juntamente com o capot frontal. Foi adicionado um friso cromado, juntamente com um esquema de pintura com dois tons. O novo "Metro" era conhecido pelo 1500, evidentemente um nome não oficial, embora aparecesse em toda a publicidade da época.
Relativamente ao modelo de 1957, os nomes da Nash e da Hudson caíram e o Metropolitan passou a ser a única marca. Estava equipado com um motor de 4 cilindros, 1489 c.c. de cilindrada e com 55 cv.
Foram produzidos cerca de 95.000 "Metros" para venda pela Nash/Hudson/AMC. Aproximadamente 9400 "Metro" foram construídos para circular à direita, para venda pela Austin Overseas. Em Abril de 1961 terminou a produção do Metropolitan.

Sem comentários: