24 de junho de 2009

PORSCHE 356 A Cabriolet - 1958 - Alemanha














Em 1958, a vigilância do trânsito nas estradas portuguesas, competia à extinta Polícia de Viação e Transito -PVT-. Competia também a esta corporação prestar as escoltas à Presidência da República, Ministros e alta individualidades oficiais em visita ao nosso país.
As altas capacidades evidenciadas pelos Porshe e a sua elegância, levaram a que o Estado Português dotasse a PVT com um desses carros, destinado principalmente ao comando das escoltas.
Extinta a PVT, as suas funções foram cometidas à recém criada Brigada de Trânsito da Guarda Nacional Republicana. Entretanto o Porsche foi encostado a um canto e foi-se degradando, acabando num qualquer armazém, até que, um Comandante da Brigada de Transito (com gosto pelos automóveis antigos), conseguiu com muitas dificuldades, recuperar a viatura , pô-la operacional e capaz de retomar o "serviço activo".
Com o seu "resplendor" restaurado, passou então o Porsche a ser tratado como autêntica peça de museu, saindo apenas em ocasiões especiais, para participar em ralis e desfiles de automóveis antigos, sempre sob a responsabilidade de um oficial da Brigada de Trânsito da G.N.R.

Este carro estava equipado com um motor de 4 cilindros horizontais/opostos de 1582 c.c. e debita 130 cv.
Nota: O modelo aqui apresentado, é uma adaptação de uma miniatura lançada pela Burago. A G.N.R. B.T. tem para venda uma miniatura à escala 1:43.

Sem comentários: