24 de junho de 2009

PORSCHE 550 A Spider - 1957 - ALEMANHA

O Porsche 550 A, derivado do 550 RS, fez a sua primeira aparição pública nas 24 Horas de Sebring em 1956, e foi "cognominado" de 1500 RS.
O motor, da autoria do Prof. Ernest Furmann, atingia o número então inédito de 70 CV. por litro. Era um quatro cilindros horizontais/opostos, em liga leve com culassas também em liga e câmaras de combustão hemisféricas. Com duas grandes válvulas por cilindro, accionadas por 4 árvores de cames à cabeça, comandadas por duas árvores de retorno, a cambota, desmontável, assentava em apois de rolamentos. Dois distribuidores asseguravam a alumagem de duas velas por cilindro.
A alimentação era assegurada por dois carburadores Weber de duplo corpo invertidos pelo que, com os seus 1498 c.c. de cilindrada garantia uma subida de potência para os 135 cv. às 7200 r.p.m., embora a fábrica indicasse oficialmente 130 cv.
Uma última originalidade deste grupo motor-caixa, era a sua implantação inversa, isto é, o motor colocado centralmente antes do eixo traseiro, e a caixa colocada após o mesmo eixo.
A carroçaria em alumínio, era da autoria de Wendler (de Reutligen, perto de Stutgart), e as grelhas situadas atrás das portas, davam acesso directo aos carburadores sem necessidade de levantar o volumoso capot traseiro, que representava 1/3 da carroçaria.
O 550 A começou a ser comercializado em 1956, depois de ter sido muito testado em várias provas desportivas, tendo deixado de ser produzido em 1958. Os números de produção, embora haja contradições, apontam para apenas 4 "protótipos" de fábrica e cerca de 14 unidades "clientes" em 1956, e em 1957 cerca de 30 unidades "clientes" ou "réplicas", como Porsche gostava de os apelidar. Em 1968, Stirling Moss e Jean Behra, fizeram uma corrida inolvidável nos 1000 Km. de Buenos Aires, com um 550 A, equipado com um motor de 1580 c.c..


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