Em 165, o Renault R 16 representou uma revolução no segmento das berlinas familiares. Com as suas linhas peculiares, a carroçaria de cinco portas do novo Renault marcou um estilo, que, além de conseguir ser elegante, proporcionava grande espaço e versatilidade. De tal forma que, nas décadas seguintes, esta solução, percursora do "hatchback", foi adoptada nas berlinas familiares de quase todos os segmentos. O Renault R 16 exibia, também, soluções técnicas de vanguarda, pelo que não admira que tenha sido eleito "carro do ano" em 1965. Produzido de 1965 a 1979, o R 16 teve várias evoluções. Em 1968, foi lançado o R 16 TS, com um motor de 4 cilindros de 1565 c.c. de cilindrada a debitar 88 cv.. Um ano mais tarde, este propulsor permitiu a introdução de uma caixa automática.
Em 1970, as versões "DL" e "GL" foram substituídas pelas "L" e "TL", com grupos ópticos traseiros diferentes e equipadas com o motor TS, que por sua vez, recebeu um "face-lift". Em 1974 foi introduzida a versão "TX", com motor de 1647 c.c., e caixa de 5 velocidades. Os faróis dianteiros, rectangulares, foram substotuídos por quatro, quadrados.
Em 1976, as versões "TS" e "L", foram descontinuadas, mantendo-se apenas as "TL" e "TX", até que foram substituídas pelo "R 18" em 1979.
Nota: A suspensão do R 16 era independente às 4 rodas. As dianteiras eram montadas em triângulos e as traseiras em braços guiados. As barras de torção, ao estilo do R $ de 1962, eram colocadas longitudinalmente, à frente, e transversalmenta atrás. O resultado desta configuração, era curioso : a distância entre eixos era 7 cm. superior do lado esquerdo. Mas, esta assimetria pouco vulgar não afectava minimamente o comportamento do carro que, aliás, era considerado muito bom.
Em 1970, as versões "DL" e "GL" foram substituídas pelas "L" e "TL", com grupos ópticos traseiros diferentes e equipadas com o motor TS, que por sua vez, recebeu um "face-lift". Em 1974 foi introduzida a versão "TX", com motor de 1647 c.c., e caixa de 5 velocidades. Os faróis dianteiros, rectangulares, foram substotuídos por quatro, quadrados.
Em 1976, as versões "TS" e "L", foram descontinuadas, mantendo-se apenas as "TL" e "TX", até que foram substituídas pelo "R 18" em 1979.
Nota: A suspensão do R 16 era independente às 4 rodas. As dianteiras eram montadas em triângulos e as traseiras em braços guiados. As barras de torção, ao estilo do R $ de 1962, eram colocadas longitudinalmente, à frente, e transversalmenta atrás. O resultado desta configuração, era curioso : a distância entre eixos era 7 cm. superior do lado esquerdo. Mas, esta assimetria pouco vulgar não afectava minimamente o comportamento do carro que, aliás, era considerado muito bom.
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