1 de julho de 2009

D K W JUNIOR -- 1961 -- ALEMANHA

A DKW havia já construído automóveis com tracção à frente antes da 2ª. Grande Guerra Mundial, e retomou o conceito logo que recomeçou a produção de viaturas em 1950.
O protótipo do "Júnior" apareceu na IAA (Internationale Automobil Ausstellung*) em 1957 com um motor bicilindrico a dois tempos de 660 c.c.. Foi o primeiro DKW do pós-guerra concebido para concorrer com o Volkswagen. Enquanto o "3=6" utilizava uma carroçaria arredondada de antes da guerra, o "Júnior" era um duas portas de desenho moderno com "ailerons à moda, sobre um chassis em caixa, utilizando pela primeira vez barras de torção e travões interiores à frente.
A produção do "Júnior" só começou em Agosto de 1959 na nova fábrica da Auto Union em Ingolstadt. O "Júnior" de série, com alavanca de velocidades no volante, tinha então um motor d 3 cilindros a dois tempos com 741 c.c. desenvolvendo 34 cv.. Pesando apenas 700 Kgs., o carro atingia os 115 Km/h. O "Júnior" era cerca de 30% mais caro do que o Volkswagen Standard Export. A popularidade deste pequeno DKW, ligeiro e manejável, era também devida à sua potência, superior à daquele seu principal concorrente, mas o seu motor a 2 tempos acabou por ser um factor negativo. Até ao fim do ano de 1962 foram produzidas 118.968 unidades do "Júnior".
(* A IAA, é uma das maiores exposições da indústria automobilística do mundo, promovida pela Associação da Indústria Automóvel Alemã, sendo realizada em Frankfurt nos anos ímpares.)

Sem comentários: