9 de julho de 2009

RENAULT FLORIDE - 1960 -- FRANÇA

No final dos anos 50 a Régie Renault a sonhar com o mercado americano, lançou o FLORIDE, um Dauphine "vestido pela alta costura italiana".
Revelado em Março de 1958, o Floride fez a sua primeira aparição oficial ao grande público, em Outubro do mesmo ano, no Salão de Paris, mas a sua comercialização só se iniciou no decurso de 1959. Adulado logo à nascença, impôs-se como "o último capricho do público feminino". As suas vantagens eram a pureza das suas linhas, os tons requintados das cores da carroçaria e os bem cuidados detalhes do seu equipamento e dos acabamentos. O Floride contava-se entre as mais belas viaturas do seu tempo, quer fosse um cabriolet, um convertível com ou sem hard-top, ou um coupé de teto fixo. Seduziu numerosas personalidades no domínio do espectáculo, e foi o carro preferido da "symbol-sexy" francesa, Brigite Bardot. Em 1962, o Floride passa a ser o "Floride S", recebendo um motor completamente novo, com uma cambota de 5 apoios e com 956 c.c. de cilindrada.
Os travões de disco nas quatro rodas desta nova versão, eram uma novidade desta categoria. O motor de 4 cilindros em linha, tinha 845 c.c. de cilindrada e desenvolvia 34,5 cv.
Produzido até 1963, num total de 177.122 unidades, não viria a perder a sua magníficência ao transformar-se no "Caravelle", um modelo "dopado" pelos 55 cv. do seu motor de 1100 c.c.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite Alberto,
Antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo seu blogue, em especial por esta notícia do Floride.
Eu adquiri um Renault Floride há cerca de 1 ano mas não está na sua cor original (que penso que seja o bordeaux que consta nesta foto) e gostaria de o fazer. No entanto, não sei como chegar até à cor original exacta. Sabe dizer-me se existe algum catálogo de cores ou qualquer coisa que me possa ajudar nesta minha "reconstrução" do Floride.
Obrigado desde já pela atenção.
Ana Sofia Profeta
ana_profeta@hotmail.com