1 de julho de 2009

WARTBURG 313 SPORTCOUPÉ -- 1957 -- ALEMANHA

Depois do grande sucesso obtido com o Wartbur 311, a Automodilwerk Eisenach (AEW), lançou em 1957 o novo e belo modelo "313". Muito aerodinâmico, o carro tinha proporções muito elegantes, pelo que a sua linha agradou à imprensa Alemã e estrangeira. Uma grelha muito fina, que passou a equipar todos os modelos, decorava a frente deste luxuoso desportivo, que atingia facilmente os 140 Km/h. Como o seu predecessor (o 311), utilizava um motor de três cilindros a dois tempos, com uma cilindrada de 900 c.c. e 50 cv. de potência, graças à sua alimentação por dois carburadores. Outros elementos foram retomados do "311", como por exemplo o chassis de caixa rígida, a suspensão e os amortecedores.
A carroçaria provinha da fábrica DKW (Karrosseriewrk Dresden), e a montagem final era feita em Eisenach. O habitáculo deste cabriolet nada tinha que o envergonhasse em comparação com outros modelos ocidentais, com os seus confortáveis assentos em couro, um soberbo tablier e um equipamento interior muito bem conseguido, tal como noutros modelos europeus. Mas este "2+2" era disponibilizado em versão hard-top ou descapotável. Como os condutores que viajam num cabriolet tem por vezes experiências muito "húmidas", os bancos traseiros dos últimos exemplares foram substituídos por um alojamento para a capota desdobrável, se bem que o "313" se tenha transformado num perfeito "2 lugares".
Apesar de um apreciável sucesso, a produção em série deste carro foi parada após a construção de 469 exemplares, por decisão das autoridades, porquanto estes carros de carácter luxuoso não correspondiam aos ". . . ideais socialistas do governo comunista da RDA (República Democrática da Alemanha).

Sem comentários: