4 de agosto de 2009

BORGWARD Isabella - 1957 - Alemanha














A marca BORGWARD, aparece numa época inolvidável da história do automóvel, e ficará ligada a uma viatura entre as mais belas e mais apreciadas do seu tempo -o Isabella -aparecido em 1954. Não passou porém deste Isabella, que atingia os 150 Km/h., graças ao seu motor de 4 cilindros com 1493 c.c. de cilindrada e 75 cv. de potência.
A classe deste carro com "raça", fez mossas no carroçador Karl Deutz de Colónia, já que tinha proposto uma versão coupé do Isabelle em 1954, e que pôs no mecado a versão cabriolet.
A Deutch cobrava cerca de DM-15.600,00 por carroçaria. Esta verba, impossível de pagar pela maioria dos potenciais compradores, não permitiu à Deutz a realização de mais do que alguns, raros, exemplares do "coupé cabriolet".
Ainda hoje o Isabella faz parte dos automóveis mais reputados da sua época.
Foi Carl F. Borgward que criou pessoalmente a sua carroçaria, de formas elegantes, modelando-a em plasticina, com a ajuda de uma faca de cortar pão, e a publicidade da época não se cansava de salientar que "... cada condutor de um Isabella nota nitidamente os olhares de admiração de quem o vê passar e o segue com o olhar ..."

Sem comentários: