O Citroen Méhari, foi apresentado oficialmente no Salão Automóvel de Paris, em Setembro de 1968, com um motor de 2 cilindros horizontais/opostos, de 602 c.c. de cilindrada e a debitar 30 cv. de potência, além de apresentar quatro rodas independentes. O seu nome, então, era Dyane 6 Méhari e ficou nos primeiros tempos ligado à gama "Dyane". A particularidade do Méhari, provinha do facto de ter sido o primeiro veículo francês de série a ter uma carroçaria de plástico termomoldado (ABS=acrylonitrile butadienstyrène) oferecendo entre outras, a vantagem de não ser atingida pela corrosão e de proporcionar um ganho no peso. O Méhari estava igualmente disponível numa versão "4x4". Uma versão decididamente todo o terreno que a Citroen lançou com a ambição de oferecer um motor capaz de enfrentar as condições mais extremas e de passar em todo o tipo de terreno sem esforço. A Citroen entendeu que o seu Méhari, deveria ter direito a uma extravagância, e em Abril de 1983 lançou uma série limitada de 700 exemplares que baptizou de "Azur". Esta versão recebeu uma capota original e diferente que só permitia uma única forma de descapotável na parte traseira.
Construído de 1968 até 1986, foram produzidas 144.953 unidades, que ficarão definitivamente como um verdadeiro fenómeno de moda e icon de uma época.
Sem comentários:
Enviar um comentário