A tradição de qualidade da fábrica de automóveis de Eisenach, situada em Wartburg, especializada em viaturas de acabamentos de qualidade e classe superior, conheceu uma abrupta paragem em 1952, quando esta empresa se tornou propriedade do estado, a República Democrática da Alemanha (RDA).
Foi então que a "Administração da Indústria" ordenou a produção de uma viatura económica - o F 9- em cujo projecto a firma não teve qualquer participação. Para manifestar a sua independência, a firma, rebaptizada AWE (Automobil Werk Eisenach) apresentou na Feira de LEipzig de 1956, uma gama completa de modelos cujo desenvolvimento lhe foi interdito pelas autoridades comunistas.
O Wartburg 311 tinha uma carroçaria atraente . Estava equipado com o motor de 0,9 litros do efémero F 9, mas com melhoramentos introduzidos pela fábrica, permitiam-lhe desenvolver 38 CV.
Poucas viaturas europeias ofereciam uma tal possibilidade de escolha de carroçarias, pois não sendo um "monocoque", o chassis permitia uma rápida mudança de carroçaria.
A versão cabriolet, cuidadosamente acabada estava virada para a exportação, e tinha a particularidade de chamar as atenções. Todas as versões "311" foram continuamente melhoradas. Em 1958, a viatura foi equipada com caixa de velocidades sincronizada, os limpa-parabrisas passaram a funcionar em paralelo, e uma nova grelha passou a decorar a frente do "311", que manteve o motor de 3 cilindros, 900 c.c. de cilindrada e 38 cv. de potência.
O Wartburg 311 tinha uma carroçaria atraente . Estava equipado com o motor de 0,9 litros do efémero F 9, mas com melhoramentos introduzidos pela fábrica, permitiam-lhe desenvolver 38 CV.
Poucas viaturas europeias ofereciam uma tal possibilidade de escolha de carroçarias, pois não sendo um "monocoque", o chassis permitia uma rápida mudança de carroçaria.
A versão cabriolet, cuidadosamente acabada estava virada para a exportação, e tinha a particularidade de chamar as atenções. Todas as versões "311" foram continuamente melhoradas. Em 1958, a viatura foi equipada com caixa de velocidades sincronizada, os limpa-parabrisas passaram a funcionar em paralelo, e uma nova grelha passou a decorar a frente do "311", que manteve o motor de 3 cilindros, 900 c.c. de cilindrada e 38 cv. de potência.
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