No Salão Automóvel de Frankfurt de 1969, foi apresentado um novo carro, PORSCHE 914. Resultante da união de dois grandes fabricantes, a Porsche e a Volkswagen, apresentava duas versões : uma, montada pela Porsche, equipada com um motor de 4 cilindros horizontais opostos, com 1971 CC a debitar 100 CV. derivado do Porsche 911, e a outra montada pela Volkswagen equipada com um motor de 1,7 litros proveniente do Volkswagen 411, a debitar 80 CV.
A elegante carroçaria, obra da Karman Ghia, foi pensada tendo em conta a colocação do motor em posição central, o que fazia deste modelo um estritamente "dois lugares"; os pilares do tecto eram fixos, e dispunha de um tecto desmontável , em fibra; os faróis eram basculantes e os "piscas" eram salientes em relação à carroçaria. A caixa de 5 relações era um equipamento "standad", enquanto o "sportmatic" (proveniente da Porsche) era opcional.
Até então, nunca outra viatura de motor central tinha sido fabricada em tão grande número : de 1969 até 1975, saíram das linhas de montagem 118.971 unidades, bem mais do que qualquer outro Porsche.
Apesar disso, porque não era um Porsche "puro" foi positivamente abominado pelos "puristas" Porsche e menosprezado pelos fãs dos carros desportivos. Foi injustamente muito vilipendiado e hoje é um carro que caiu no esquecimento, até mesmo dos coleccionadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário