13 de janeiro de 2008

PEUGEOT 402 Eclipse de 1937 - FRANÇA


Peugeot foi o primeiro construtor a pôr em produção o princípio do tecto duro, em chapa de aço, escamoteável, a recolher para a mala traseira do automóvel. Esta invenção é obra de um dentista de profissão -Georges Paulin- e desenhador amador que registou a patente em 1933.
Em 1936 o "402 Eclipse" equipado com um tecto eléctrico retráctil, que se alojava na mala do carro, foi apresentado no Salão de Paris. Em 1937, o sistema eléctrico acaba por ser substituído por um sistema manual, por ser mais fiável e não consumir a energia da bateria. Particularmente audaciosa, esta carroçaria transformável, fez do "402" o percursor do coupé-cabrio.
Estava equipado com um motor de 4 cilindros em linha, com 1 991 C.C. e 55 CV.
Deste modelo, foram produzidas apenas 580 unidades, de 1936 a Setembro de 1940.

12 de janeiro de 2008

B M W - R 75 (com carro lateral) de 1942 - Alemanha


A BMW, fábrica alemã de aviões e de veículos de turismo -motos e automóveis- durante o período da 2ª.Grande Guerra Mundial foi mobilizada para o esforço de guerra como todas as outras fábricas, tendo produzido, sobretudo motos para as divisões motorizadas do exército nazi.
O presente modelo é um exemplo disso. As motos simples, eram usadas por estafetas e escoltas, enquanto as motos com carro lateral acoplado estavam destinas às frentes de guerra.
Estavam equipadas com uma metralhadora ligeira montada no carro. O carro dispunha ainda de uma bagageira, sobre a tampa da qual era colocada uma roda sobressalente, além de duas grandes malas de couro colocadas dos lados da roda traseira da mota e transportava 3 soldados.
O motor era de 2 cilindros opostos, de 745 C.C. com 18 Cv. A transmissão era feita à roda de trás por um sistema de veio, dispunha de uma caixa de 4 velocidades cuja alavanca estava colocada no lado direito do depósito de combustível.
Sem carro, as motas atingiam a velocidade de 110 km/h, que era reduzida para os 80 km/h. quando equipadas com carro lateral.

Deste modelo foi também produzido um modelo para entidades oficiais.


WILLYS - Jeep MB de 1941 - U.S.A.

Viatura militar para todo-o-terreno, com tracção às 4 rodas, diferencial dianteiro a actuar opcionalmente, capaz de uma velocidade máxima da ordem dos 100 Km/h, e um consumo de 15 l. aos 100 k, com um motor de 4 cilindros em linha de 2 199 C.C. e 60 CV. de potência.
Em 1940, o exército americano lançou um concurso para o fornecimento de um veículo com determinadas características.
A Willys apresentou o Quad com motor de 2,2 l. de origem Overland baptizado de Go Devil e a Ford apresentou o Pygmy ou G.P.W, tendo sido estas as duas versões que passaram a equipar os exércitos americanos até 1950, sendo produzidas, no total, mais de 600.000 unidades em diversas versões, conforme o fim a que se destinavam.
Este veículo ficou conhecido, desde então e até hoje, como "JEEP".

VOLKSWAGEN Type 82 Kubelwagen de 1943 - ALEMANHA

Outro exemplo da aplicação do Volkswagen nos teatros de guerra na Alemanha, foi o Type 82 ou Kubelwagen.
Neste ano, o veículo passou a ser equipado com um motor de 4 cilindros horizontais-opostos, refrigerado a ar, mas com 1 130 C.C. e com 20 CV. de que foram, ao todo, produzidas 55.000 unidades.
O presente modelo destinava-se ao grupo de exércitos do Norte de África.

VOLKSWAGEN Type 166 Schwimmegen de 1942 - ALEMANHA

Contribuindo para o esforço de Guerra na Alemanha nazi, a Volkswagen, iniciou em 1941 o projecto de um veículo anfíbio, tendo apresentado no ano seguinte o modelo "166", depois de vários estudos e protótipos, modelo esse que recebeu a designação de Schwimmagen. Foi considerado o melhor todo-o-terreno da época, tendo aprovado em todos os teatros de guerra. Começado já tarde o seu fabrico, apenas foram produzidas 15.000 unidades deste modelo.
Usava um motor arrefecido a ar, de 4 cilindros horizontais-opostos, com 1 131 C.C. e 18, 3 C.V. de potência.

VOLKSWAGEN Type 82 Kubelwagen de 1941 - Alemanha

O Volkswagen, foi o carro mais vendido do mundo, tendo ultrapassado a produção do Ford "T".
Do mesmo modo, foi utilizado nas mais variadas funções, sobretudo nos finais da 2ª.Grande Guerra.
O desenvolvimento do mundialmente famoso "Jeep" Kubelwagen da Wermacht, começou a ser delineado em 1938, quando o exército nazi quiz uma viatura todo-o-terreno para rivalizar com o "jeep" americano.
Baseado no modelo original do Volkswagem Type 62, foi apresentado ao exército alemão em 1939 como o Type 82, e custava 2 782,00 Marcos alemães.
Devido à sua robustez e às suas capacidades de mobilidade em todo o tipo de terrenos, este veículo rápidamente se tornou muito popular entre as tropas. Era tão fiável nas altas temperaturas da frente de África, como nos gélidos invernos da frente Russa.
Com um peso de 640 Kg. atingia uma velocidade de ponta da ordem dos 90 km/h, transportando quatro homens com o respectivo armamento, e em quaisquer condições.
O seu motor refrigerado a ar, de 4 cilindros horizontais-opostos, dispunha de 24 CV. para uma cilindrada de 985 C.C.

FORD "T" Touring de 1913 - U.S.A.


Quando em 1908 Henry Ford lançou o modelo "T", disse :"... vou construir um automóvel para toda a gente ...". E na verdade as suas palavras tornaram-se realidade. Construido durante 19 anos, não só motorizou os Estados Unidos da América, como quase todo o mundo.
Com uma tão grande produção, deu origem a uma enorme variedade de carroçarias, o que significava que havia um Ford "T" para cada comprador: desde um dois lugares até um modelo sport, bem como para todos os fins : Speedster, Van, Pik-up, Touring, reboque, pequenas camionetas, e o mais que a imaginação podia criar. Também foi fabricado no Reino Unido, num total de 300.000 unidades.
O seu motor era um 4 cilindros em linha de 2 895 c.c. com 20 CV. de potência.

CADILLAC V 16 Fleetwood de 1938 - U.S.A.


Em 1926 A General Motors tomou posse da Fleetwood Company, há muito reconhecida como fabricante de requintadas carroçarias, ficando a trabalhar para a GM e sobretudo para a Cadillac. A Cadillac reclamava para si a pretensão de ter o carro mais revolucionário da América em 1938, com um motor de V16 completamente renovado e "baixado" agora para os 7 litros.
Este motor de 16 cilindros em "V" com 7 046 C.C. reclamava uma potência de 185 CV, podendo com facilidade atingir os 154 km/h.
Extremamente seguro e incomparávelmente luxuoso, com o seu novo estilo "autocarro", ficou com menos espaço e mais leve, em relação aos modelos dos anos anteriores.
Mesmo assim, embora só tivessem sido produzidas 315 unidades deste modelo, ultrapassou as vendas do Packard e do Lincoln V16.

PONTIAC DeLux Coupé de 1936 - U.S.A.


O Pontiac "DeLux" foi lançado em 1935 como a "coisa mais bela em quatro rodas" e estava equipado com um motor de 6 cilindros em linha de 3 408 C.C. de capacidade e com uma potência de 80 CV.
Era conhecido na América como o "Silver Streak".
Em 1937, passou a utilizar um novo motor de 3 654 C.C. e 90 CV., tendo no mesmo ano aparecido um outro motor de 8 cilindros com 3 801 C.C.

LINCOLN Zephyr de 1939 - U.S.A.

Este convertível "ultra aerodinâmico", de duas portas e seis lugares , foi apresentado pela primeira vez em 1936, como uma gama de baixo preço para compensar as vendas frustantes que até então se tinham verificado, apesar da qualidade e design dos automóveis produzidos.
Estava equipado com um motor de 12 cilindros em "V" com 4 382 C.C. de cilindrada e uma potência de 110 CV.
No primeiro ano da sua produção, foram vendidas 17 715 unidades. A sua produção acabou definitivamente quando os Estados Unidos da América entraram na 2ª. Grande Guerra Mundial.

FIAT 508 S Balilla de 1935 - ITÁLIA


Em 1932, a Fiat apresentava o seu novo modelo, o 508, que recebeu a designação de Balilla, nome de uma organização fascista da época. Em Abril de 1933, apresentava no Salão Automóvel de Milão a versão desportiva, o 850 S. A partir de 1934, este modelo passou a ser equipado com um novo motor de 4 cilindros em linha, de 995 C.C. com 30 CV. de potência, com válvulas à cabeça. Na série III Sport, o mesmo motor foi melhorado e passou a sua potência para os 36 CV, capaz de atingir os 120 Km/h.
Este modelo, foi carroçado pela Ghia, e estava disponível em duas versões : Spider e Berlinette. Foi produzido até 1938, terminando a série com o modelo 508 CMM berlinetta.

FORD DeLux Coupé de 1940 - U.S.A.


O Ford de 1940 é considerado por muitos coleccionadores como o melhor carro de antes da guerra, de todos os da linha Ford V/8.
Com o seu estilo actualizado e a sua potência, foi muito popular entre os compradores da época, e a sua consistente carroçaria e suspensão -consideradas avançadas para a época- faziam com que a sua condução fosse confortável e melhor do que o resto dos automóveis.
Os interiores eram luxuosos e o tablier, de madeira, era muito elegante. Os faróis, encastrados nos guarda lamas, eram de forma elipsóidal, e a grelha em "V", aparecida em 1935, evoluiu até alcançar um perfil aerodinâmico.
O seu motor era um 8 cilindros em "V" de 3 620 C.C. com 85 CV.

BUICK Century de 1938 - U.S.A.


Este modelo estava equipado com um motor de 8 cilindros em linha, com 3 824 C.C. de cilindrada e 95 CV de potência.

N0TA: AGUARDA HISTÓRICO COMPLETO DO MODELO.

CHEVROLET Woody Wagon de 1939 - U.S.A.


As "Woody Wagon" tiveram a sua origem nos Estados Unidos da América, tendo sido pioneira a Ford, pois sempre que lançava um novo modelo no mercado, apresentava igualmente uma "Station" com paineis em madeira.
Para acompanhar a concorrência nesta modalidade, várias outras marcas seguiram a ideia da Ford.
A Chevrolet não podia ficar atrás, e em 1938 apresentou o seu modelo "Woody Wagon", que tinha capacidade para 7 passageiros, podendo ainda transportar grande quantidade de carga.
Utilizava um motor de 6 cilindros em linha de 3 548 C.C. com 85 CV.
Em Portugal, as "Woody" eram conhecidas como "Canadianas".

CITROEN TA 11 Descapotável e Coupé de 1938 - FRANÇA
















Mais dois exemplos do Citroen TA 11, cujas características são as mesmas do "Cabriolet"

CITROEN TA 11 - Decuvrable de 1938 - FRANÇA

 
Apresentado pela primeira vez em 1934, o "Traction Avant" (tracção à frente) provocou uma revolução na indústria automóvel. Mas em contrapartida a empresa estava em má situação económica e valeu-lhe a união que fez com a Michelin para a livrar da falência.
Mas o "TA 11" mostrou ser uma viatura com muita aceitação, tanto no mercado interno francês, como no mercado internacional. E de tal forma aumentaram as vendas, que a Citroen acabou por alargar a gama a outros modelos, baseados na mesma base da berlina : Cabriolet, Coupé e descapotável. A sua produção manteve-se até 1957., tendo sido produzidas
759 111 unidades de todos os modelos.

O seu motor, era um quatro cilindros em linha de 1 911 C.C. a debitar 46 CV efectivos.

CHEVROLET DeLux convertível de 1941 - U.S.A.























Este modelo da Chevrolet, foi construído de 1938 a 1941.
Equipava-o um motor de 6 cilindros em linha, de 3 548 C.C. de cilindrada com uma potència de 85 CV.

(Nota:- aguarda histórico completo do modelo)

BUICK Y Job de 1938 - U.S.A.

O primeiro carro de sonho dos tempos modernos, o BUICK Y JOB, iniciou uma longa série de viaturas experimentais, que iriam marcar por muito tempo a história do automóvel americano.
Aqueles que o cognominaram afectuosamente de "avô de todos os carros de sonho" não poderia ficar reduzido a "um mero modelo de sonho e muito menos a um delírio gratuíto desprovido de futuro". Bem pelo contrário, o Y JOB tornou-se um estudo realista para o futuro. Reinvindicando o estatuto de verdadeiro protótipo, representa uma etapa decisiva na história do "design" americano.
Com a sua apresentação em 1938, a General Motors esperava testar as reacções do público às inovações que os desenhadores propuseram. Tinham decidido apresentar um automóvel que sintetizasse os projectos então em "carteira".
Se Harley Earl, o patrão da "Art and Color Section" do gigante americano foi certamente o inspirador, a responsabilidade do projecto coube ao estilista Geroge Snyder.
A carroçaria foi construída num chassis Buick modificado pelo Engº Chefe da marca, Charles Chayene. Esta autêntica escultura, aliava o seu design moderno a novas tecnologias até então desconhecidas, como a capota e vidros eléctricos além de muitas outras novidades para a época. O seu motor era um 8 cilindros em linha de 5 245 C.C., não tendo sido indicada a potência.

CADILLAC V/16 Aerodynamic de 1934 - U.S.A.

A Cadillac foi sériamente afectada pela depressão dos anos 30, pelo que se viu obrigada a reduzir custos para poder sobreviver. Consequentemente, os seus motores de válvulas à cabeça, passaram a ser substituídos por outros de válvulas laterais. Estes motores eram mais leves, mais fáceis de construir e mais confiáveis, o que reduziu bastante os custos de fabrico. Manteve no entanto os mesmos níveis de luxo dos anteriores modelos.
O Aerodynamic estava equipado com um motor de 16 cilindros em "V" com 7 413 C.C. de 185 CV.
Mantinha o luxo dos modelos anteriores e dispunha de 5 lugares com elevados níveis de conforto.
Até 1937, foram produzidas cerca de 515 unidades.

11 de janeiro de 2008

PACKARD Twelve de 1934 - U.S.A.


O Packard Twelve não foi construído para ser um carro de alta velocidade. Era apenas suficiente veloz para os clientes que o compravam, não pela sua velocidade, mas sim pela sua suavidade, silêncio de rolamento, qualidade e tecnologia avançada. Já tinha travões e embraiagem hidraulicas e dispunha de uma caixa de três velocidades sincronizadas.
O seu motor de 12 cilindros en "V" (twelve) com 7 297 C.C de cilindrada, disponibilizava uma potêncoa de 160 CV.
Apesar de a Packard fornecer uma carroçaria padrão, a grande maioria era encomendada aos melhores carroçadores americanos, como Dietrich e Le Baron.
Mesmo sendo um automóvel exclusivo, o Twelve vendeu cerca de 5 700 unidades entre 1932 e 1939.

PACKARD 733 de 1930 - U.S.A.


Do modelo "733" conhecido como "Le Baron", foram produzidas 12 531 unidades, tendo os clientes a possibilidade de escolher entre 11 carroçarias diferentes, desde um descapotável de duas portas e quatro lugares, um convertível de quatro portas e sete lugares, ou ainda uma limusina igualmente de quatro portas e sete lugares. Era um dos mais modelos mais económicos da sua época, podendo custar entre US$990,00 e 2 660,00.
Equipava-o um motor de 8 cilindros em linha com uma capacidade de 5 233 C.C. e 90 CV. de potência.

LINCOLN K de 1934 - U.S.A.


O primeiro Lincoln completamente desenhado sob o controlo da Ford, para competir com a Cadillac, foi o Modelo "K" que foi apresentado em 1930.
Sob a direcção de Edsel Ford, o Lincoln rápidamente atingiu a elegância que combinasse com a sua engenharia. A sua rápida acelaração e a facilidade com que atingia os 150 km/h, tornava-o preferido por polícias e criminosos.
Tinha um motor de 8 cilindros em "V" com uma cilindrada de 6 306 C.C. e uma potência de 120 CV.
Luxuoso e confortável tinha capacidade para 5 passageiros, podendo ainda transportar mais dois em duas pequenas cadeiras situadas entre os assentos da frente e de trás.

SS 100 de 1937 (Jaguar) - Grã Bretanha

Caprichoso, robusto, luxuoso, desportivo. Estes eram os adjectivos que poderiam dfinir o SS 100, modelo produzido pela Swallow Side Car and Coach Bulding Company, fundada por William Lyons e que, porteriormente, receberia o nome de Jaguar.
Dispunha de um motor de 6 cilindros em linha com 2 663 C.C. de cilindrada que desnvolvia 115 CV., podendo atingir os 150 km/h, considerado extraordinário para a época.

HORCH 930 V de 1937 - Alemanha


A HORCH sempre rivalizou com a Mercedes Benz e a sua resposta ao 540K, foi o Horch 930 V, apresentado no Salão de Berlim em Fevereiro de 1935. A maior parte dos Horch eram carroçados em "cabriolet" com duas ou quatro portas, havendo também grandes limusinas.
O Horch era o rei das auto-estradas alemãs. O seu grupo motor de 8 cilindros em V, com 4946 C.C., reclamava 120 CV. de potência que o impulsionavam aos 140 km/h de velocidade máxima, havendo ainda uma outra versão com um motor 3,5 l. e 84 CV.
Em 1938, a Horch cobria 55% do mercado alemão, contra os 16% da Mercedes e 1,5% da Maybach.
A Horch forneceu um largo número de unidades à hierarquia nazi, para uso dos altos comandos e respectivos staffs.

FORD "A" De Lux Tudor de 1931 - U.S.A


O FORD "A" retomou o nome de um dos primeiros modelos da marca, de 1931. A sua missão era fazer renascer a marca. Por isso, não era de estranhar que o novo carro fosse completamente diferente do seu antecessor (o Ford T) reflectindo todos os progressos efectuados ao longo desse tempo, especialmente no que diz respeito ao estilo e conforto.
Mas os seus principais trunfos foram, sem dúvida, a gama diversificada e o seu baixo preço, pelo que o Ford "A" se tornou o carro mais popular do mercado, mau grado ter estado em produção apenas quatro anos.
O seu motor, era o mesmo do "A" Roadster, de 4 cilindros com 3 288 C.C. e 40 CV.

FORD "A" Roadster de 1931 - U.S.A.


Uma das mais dificeis operações na indústria automóvel, era a substituição de um modelo.
Quando em 1927 as vendas do Ford "T" começaram a diminuir Henry Ford paralisou a fábrica quase um ano, enquanto organizava a realização de um novo modelo. Após um ano de espera, o público viu as suas expectativas serem satisfeitas nos princípios de 1928. O modelo "A" era completamente diferente do seu antecessor e reflectia o estilo do final dos anos "20", com grandes guarda lamas e com o conforto interior que os clientes já então exigiam. Em termos mecânicos, o Ford "A" possuía um potente motor de 4 cilindros em linha com 3 288 C.C. e 40 CV., acoplado a uma nova caixa de três velocidades.

CORD 812 de 1937 - U.S.A.

O CORD "812" era um carro avançado para a sua época, com tracção às rodas da frente e com os faróis escamoteáveis instalados nos guarda lamas. A sua carroçaria com um design moderno, citada pela sua beleza pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, foi adoptada pela Uppmobile depois do encerramento da empresa de Erret Lobban Cord.
O seu motor sobrealimentado, fabricado pela Lycoming , tinha 8 cilindros em "V" com 4 729 C.C. de cilindrada e desenvolvia 125 CV. de potência.

CADILLAC Sport Phaeton de 1932 - U.S.A.


Paradoxalmente, nas vésperas da crise de 1929, a indústria automóvel americana enriquece-se com modelos que rivalizam entre si em termos de "luxo" e de número de cilindros. Para manter a supremacia, a Cadillac lançou em Janeiro de 1930, um modelo projectado por Owen M. Nacker com um motor totalmente inédito de 16 cilindros. Foram lançadas duas séries : a série "452" e a série "90".
O presente modelo é da série "452", com um motor de 16 cilindros em "V" de 7 412 C.C. de cilindrada a debitar 165 CV.
Desta série, foram produzidas 3 777 unidades.

B M W 327/28 de 1937 - Alemanha


Coupé de 4 lugares, assente num chassis multitubular de secção dupla.
Usava o mesmo motor do "328" de 6 cilindros em linha com uma cilindrada de 1 971 c.c. e 8o CV. de potência.
Entre 1937 e 1940, foram vendidas 589 unidades.

10 de janeiro de 2008

MERCEDES BENZ SSKL de 1931 - Alemanha


O Mercedes Benz SSKL está na linha da série "S" criada em 1928. No fundo, este modelo, não é mais do que um derivado do seu parente próximo, o "SSK".
SSKL é sigla de "Super Sport Curto Aligeirado".
O motor, é o mesmo da série "S", de 6 cilindros em linha, com 6 800 C.C. e 180 CV. de potência, proporcionados pela a instalação de dois compressores.
Em 1932, Manfred Von Brauchitsch, bate o recorde de velocidade, ao volante de um SSKL.
Deste modelo foram produzidas apenas 40 unidades.
Sendo um desportivo puro, podia ser utilizado como carro de turismo com a adição de guarda lamas e faróis.

FORD V/8 Roadster de 1932 - U.S.A.


Este modelo foi criado em segredo depois de uma viagem de Henry Ford à Alemanha em 1930. Pela primeira vez, a Ford utilizou um motor de 8 cilindros em "V" com 3 621 c.c. de cilindrada e 65 CV. de potência. Como disseram as crónicas da época "pela primeira vez juntavam-se as prestações, a beleza e o baixo preço". Como curiosidade, no seu interior de couro e lã, pela primeira vez no mundo automóvel, foi aplicado um sistema anti roubo, de bloqueio da direcção. De notar o banco atrás em vez da mala, para mais um passageiro. Este lugar era mais conhecido como o "banco da sogra" Deste modelo foram produzidas 193.891 unidades.

DUESEMBERG SSJ Roadster de 1935 - U.S.A.


O Duesemberg era o "rei" da estrada nos anos 30, custava entre US$20.000,00 e 25.000,00 e era do domínio exclusivo dos muito ricos.
Dispunha de um motor sobrealimentado de 8 cilindros em linha com 6 886 c.c. que desenvolvia de uma potência de 320 CV. Era capaz de chegar aos 160 km/h. em "segunda" velocidade e chegava a atingir uma velocidade máxima de 240 km/h.
Deste modelo foram construídas 472 unidades até 1937, data em que a firma cessou a sua actividade.
O presente modelo é réplica do carro do galã de Hollywood, Clark Gable.

CHRYSLER Airflow de 1936 - U.S.A.


O Airflow, tinha uma carroçaria influenciada pelo design da aviação, idealizada por Carl Breer, mas o seu aspecto não agradou.
O seu motor de 8 cilindros em linha tinha 4 893 C.C. e disponibilizava 122 CV.
Uma das características deste carro, era a montagem flexível do motor, o que absorvia as vibrações, proporcionando viagens mais silênciosas e mais suaves, além de ter sido utilizado nas carroçarias o aço com tratamento anti ferrugem.
Este modelo foi igualmente produzido pela De Soto
.

CADILLAC 452 Delux Tudor de 1932 - U.S.A.


O Delux Tudor, era a limusina da série 452, e estava equipada com um motor de 16 cilindros em "V", criado por Owen M. Naker, que com uma cilindrada de 7 412 C.C. apresentava 165 CV. de potência.
O presente modelo, é uma réplica da limusina de estado de Henry PuYi, o último imperador da China.
Para satisfazer os caprichos imperiais, o carro foi totalmente despojado de todos os símbolos da marca, que foram substituídos pelos símbolos imperiais, assim como foi pintado de vermelho com os adornos em ouro, por serem as cores do Império Chinês na época.

BUGATTI Type 59 Sport de 1934 - França


Última evolução dos lendários puro sangue de Ettore Bugatti, o Type 59 é o último verdadeiro carro de corrida da Bugatti. Aparece também como um dos mais belos monolugares jamais construído. Infelizmente a sua carreira não foi tão brilhante como o seu aspecto.
Estava equipado com um motor da série "50" com compressor, de 8 cilindros em linha, 3 257 C.C. de cilindrada a debitar 250 CV.
Com a carroçaria adaptada para sport, podia ser utilizado como carro de turismo bastando para tanto, montar-lhe os guarda lamas e os faróis.
Entre 1934 e 1936, apenas foram construídas seis unidades.

BUGATTI Type 41 Royale de 1930 - França


Ettore Bugatti, foi considerado o maior génio da indústria automóvel, tendo criado autênticas obras de arte. Decidiu, um dia, criar um automóvel digno de reis, mas que nenhum rei comprou.
Trata-se do luxuoso Type 41, mais conhecido por ROYALE.
Equipava-o um motor de 8 cilindros em linha com
12 763 C.C. de cilindrada e debitava 275 CV., com 3 válvulas e duas velas por cilindro.
Deste modelo foram construídas apenas SEIS unidades.

AUBURN 851 Speedster de 1935 - U.S.A.


Cerca dos anos 30 a Auburn Automobile Company, uma divisão da Auburn-Cord-Duesemberg, debatia-se com a quedas das suas vendas. Ñuma tentativa de travar essa queda, contrataram o estilista Gordon Miller Buering, que foi o criador do "851 Speedster". Com apenas dois lugares, dispunha de um motor de 8 cilindros em linha, sobrealimentado, de 4 585 C.C. e com uma potência de 150 CV., capaz de chegar aos 166 km/h.
Era um dos automóveis preferidos dos actores de Hollywood.
O presente modelo é uma réplica do Duesemberg de Gary Cooper. Deste modelo apenas foram construídas 600 unidades.
Apesar de todos os esforços, esta marca desapareceu em 1936.

9 de janeiro de 2008

B M W 327/28 de 1937 - Alemanha


Depois dos grandes exitos alcançados pelo modelo desportivo "328", a BMW utilizando a mesma mecânica e o mesmo motor, lançou em 1937 o 327/28, um roadster de quatro lugares assente num chassis multitubular de secção dupla.
Este modelo foi produzido de 1937 a 1940 num total de 589 unidades, e usava o motor de 6 cilindros em linha com 1 971 C.C. , com 80 CV. de potência.

B M W 3/15 PS Dixi de 1931 - Alemanha


A BMW passou a montar os automóveis Dixi, sob licença da Austin, desde 1928 acabando por se estabelecer como construtora de automóveis .
A BMW passou a disponibilizar uma viatura comercial tendo como base o chassis e o motor do Dixi 3/15: um motor de 4 cilindros em linha com 747 C.C. de cilindrada e 15 CV. de potência.

AUSTIN Seven Sallon de 1932 - Grã Bretanha


Para os Ingleses, o Austin Seven funcionou como o Frd T para os americanos. A fiabilidade deste modelo foi um dos trunfos que fez com que tivessem sido produzidas 300.000 unidades entre 1922 e 1939, além dos que foram montados, sob licença, na Alemanha e no Japão. O pequeno carro inglês, até nos Estados Unidos da América teve sucesso.
Equipava-o um pequeno motor de 4 cilindros em linha de 747 C.C. com 10,5 CV.

ALFA ROMEO 8 C 2300 Spider de 1931 - Itália


Vittorio Jano, famoso engenheiro da Alfa Romeo, com o êxito que obteve com o 6C, desenvolveu os seus planos para criar um desportivo puro : o 8 C 2300 Spider, no qual montou um motor de 8 cilindros em linha agrupados em dois blocos de quatro, com
2 336 C.C. de cilindrada que desenvolvia 142 CV. de potência, e dispunha de um compressor.
Com o 8 C 2300, a Alfa Romeo obteve muitas vitórias em provas desportivas.

ALFA ROMEO 6 C - 1750 de 1929 - Itália


O 6 C, obra de Vittorio Jano, foi a grande vedeta do Salão Automóvel de Roma, em Janeiro de 1929, .
O seu motor de 6 cilindros em "V" com 1 752 C.C., tinha 64 CV. de potência.
Na sua estreia em competição, nas Mil Milhas de 1929, o 6C 1750, obteve uma brilhante vitória, que se viria a repetir no ano seguinte.
Deste modelo, foram construídas, ao todo, 381 unidades.

PIERCE ARROW Silver Arrow de 1933 - U.S.A


Este modelo da Pierce Arrow, foi apresentado na Exposição Universal de Chicago em 1933, e foi considerado pela imprensa como "o carro mais avançado do seu tempo".
Estava equipado com um motor de 12 cilindros em "V" de 7 567 C.C. com 175 CV.
Dispunha de uma série de detalhes excepcionais: no tablier havia um quadro central de comandos, além de um outro painel em miniatura destinado aos passageiros do banco de trás que incluia um relógio e um velocímetro.
Não tinha estribos nem rodas sobresselentes, pois estas estavam dissimuladas por um painel atrás dos guarda lamas dianteiros.
Porém o fabrico em série deste modelo não chegou a efectuar-se, tendo-se ficado a sua produção pelas dez unidades.

LINCOLN Touring Cabriolet de 1937 - U.S.A.


No Touring Cabriolet, como nos restantes modelos, o seu interior era bastante luxuoso. O seu motor de 12 cilindros em "V" com 7 340 C.C. e 150 CV., permitia-lhe uma velocidade de ponta de 155 km/h., enquanto a suspensão proporcionava maior conforto ao condutos e aos passageiros.

LINCOLN KB DE 1932 - U.S.A.


Os modelos "K" da Lincoln começaram a ser apresentados em 1930, com 8 cilindros.
Em 1932, a Lincoln apresentava a sua nova linha: a "KB", com motores de 12 cilindros.
Este modelo dispunha de um motor de 12 cilindros em "V", com 7 340 C.C. de cilindrada e com uma potência de 150 CV.
Pesava 2 510 kg. e atingia os 160 km/h. como velocidade máxima.
Deste modelo foram produzidas apenas 112 unidades, e custavam, na época, 4,660.00 Dolares.

PACKARD 734 Speedster de 1930 - U.S.A.


Este modelo era tido pela fábrica como um veículo de altas performances. Estava equipado com um motor de 8 cilindros em linha de 6 307 C.C. de cilindrada e 106 CV. de potência.
Tinha um impulsionador de vávuo para regular o combustível ao motor enquanto rolava a altas velocidades.
Calcula-se que tenham sido produzidas apenas 734 unidades deste modelo, sabendo-se que ainda sobrevivem 26.